Partilhar

História Económica de Portugal 1700-2000 - Volume II - O Século XIX

Álvaro Ferreira da Silva , Pedro Lains

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
21,60 € 27,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A reunião das condições que propiciaram a entrada na era do crescimento económico moderno no século XIX não estava ao alcance da maioria dos países europeus. Em vésperas da primeira guerra mundial era ainda muito restrito - e geograficamente concentrado - o círculo de Estados que haviam conseguido franquear o umbral do desenvolvimento económico. Outros pareciam dar os primeiros passos nessa direcção, outros ainda ficavam decididamente para trás. Na própria época, estas mesmas disparidades de desenvolvimento suscitaram reflexões de diferentes agentes sociais. Em Portugal, o tema do atraso económico - articulado com o velho mito da decadência nacional - ocupou duradouramente políticos e intelectuais. Em virtude das suas aspirações a um país mais desenvolvido, legaram um problema à historiografia: por que razão não entrou Portugal no exclusivo clube dos países europeus que então se industrializaram rapidamente? Ao invés, a história económica comparativa mais recente sugere outra perspectiva. Trata-se de saber se, à luz do comportamento de países que pertencem à mesma região geográfica de Portugal, ou que com ele partilham características económicas e sociais, seria legítimo esperar um crescimento mais forte e, portanto, um menor atraso.

Ler mais

Autor(es)

Álvaro Ferreira da Silva

Álvaro Ferreira da Silva é doutorado em História pelo European University Institute (Florença) e professor associado na Nova School of Business and Economics (Universidade Nova de Lisboa). Nos seus trabalhos de investigação sobressaem os estudos sobre grupos empresariais e investimento estrangeiro, publicados em revistas internacionais de referência, entre as quais se destacam Business History, Business History Review e Technology and Culture. Faz parte da direção da European Business History Association.

Ler mais

Pedro Lains

Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor convidado da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É licenciado e agregado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Tem como áreas principais de investigação o estudo do crescimento económico contemporâneo de Portugal e dos países periféricos da Europa, assim como da integração europeia. É autor de vários artigos nas principais revistas da especialidade e publicou recentemente os livros: Sem Fronteiras. Os Novos Horizontes da Economia Portuguesa (Imprensa de Ciências Sociais, 2009); Paying for the Liberal State. The Rise of Public Finance in Nineteenth Century Europe (Cambridge University Press, 2010), com José Luís Cardoso; História da Caixa Geral de Depósitos, 1876-2010 (Imprensa de Ciência Sociais, 3 vols., 2002-2011); e História Económica de Portugal, 1143-2010 (Esfera dos Livros, 2011), com Leonor Freire Costa e Susana Münch Miranda. É colaborador regular dos media e autor do blogue http://pedrolains.typepad.com

Ler mais