Partilhar

História da Ciência na Universidade de Coimbra (1772-1933)

Carlos Fiolhais

Indisponível



Desconto: 20%
16,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Reúnem-se neste volume alguns textos de síntese sobre a história da ciência na Universidade de Coimbra da autoria de investigadores do projecto História da Ciência na Universidade de Coimbra que teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O livro fornece uma panorâmica das Faculdades de Matemática e de Filosofia, desde 1772 até 1933, dando particular destaque à literatura científica publicada pela Imprensa da Universidade nos séculos XVIII e XIX. Apresenta um sumário sobre as colecções científicas setecentistas de Física, Química e História Natural, que se encontram no Museu da Ciência da Universidade; uma história das colecções de Antropologia do mesmo Museu; um texto sobre a Faculdade de Medicina no século XIX, que aborda as suas relações com as Faculdades de Matemática e de Filosofia; uma descrição do Gabinete de Geometria da Faculdade de Ciências, criada em 1911; e, finalmente, um texto sobre a história da Classe de Ciências do Instituto de Coimbra, a academia que funcionou como uma extensão da Universidade.


Ler mais

Autor

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 30 livros, incluindo Física Divertida, Computadores, Universo e Tudo o Resto e A Coisa Mais Preciosa que Temos (Gradiva); Ciência a Brincar (Bizâncio); manuais escolares de Física e de Química (Gradiva e Texto Editores); Roteiro de Ciência e Tecnologia (Ulmeiro) e Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio (Gulbenkian). É autor de cerca de 100 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com 3500 citações) e de mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros encontros, conferências e ações promovendo a ciência e a cultura científica. Criou o portal de ciência www.mocho.pt. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005.

Investiga Física da Matéria Condensada e História das Ciências. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico (Centopeia). Dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física.

Foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Ler mais