Partilhar

História do Povo de Santo Tirso na Revolução Portuguesa de 1974-75

Raquel Varela, Luísa Barbosa Pereira

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Com a publicação desta obra - História do Povo de Santo Tirso na Revolução Portuguesa de 1974-75 -, na passagem do quadragésimo quinto aniversário da Revolução de Abril, assinalamos os princípios fundamentais da democracia e da liberdade, e resgatamos para a consciência coletiva uma valiosa informação histórica que, uma vez partilhada, consolida a identidade e fortalece os laços de integridade e solidariedade que constituem os valores matriciais da comunidade tirsense.
25 de Abril de 1974, em Santo Tirso, como no restante país, teve um significativo e irreversível impacto. Apesar da primazia da Rádio e da Televisão na divulgação das notícias a nível nacional, a imprensa escrita foi o meio de comunicação que, localmente, melhor refletiu a transcendência dos factos e a euforia dos acontecimentos. Os jornais locais anunciavam "Uma Junta de Salvação Nacional, presidida pelo General António de Spínola, tomou conta do Governo do País" e Triunfante, o Movimento das Forças Armadas.»

Joaquim Barbosa Ferreira Couto (Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso)

Ler mais

Autor(es)

Raquel Varela

Raquel Varela, historiadora, professora universitária e investigadora, é autora de A História do PCP na Revolução dos Cravos (2011), História do Povo na Revolução Portuguesa (2014), Breve História da Europa (2018) e Breve História de Portugal – A Era Contemporânea (1807-2020) (2023), entre outros. Tem mais de quarenta livros publicados ou editados. É especialista em história do 25 de Abril e também em história das revoluções no século xx. Participa semanalmente em programas de televisão e rádio, e é guionista de documentários. Foi agraciada com vários prémios, entre eles, o Prémio da Associação Ibero-Americana de Comunicação/Universidade de Oviedo, Espanha, pelo seu contributo para a história global do trabalho e dos movimentos sociais. Em 2020, foi a primeira distinguida com a bolsa de investigação Simone Weil, Project Europe-Universidade de Munique. É presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. 

Ler mais

Luísa Barbosa Pereira

Ler mais