Partilhar

História do Mundo em 12 Mapas

História Narrativa

Jerry Brotton

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
29,62 € 32,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ao longo da história, os mapas têm sido fundamentais para moldar a nossa visão do mundo e o lugar que nele ocupamos. Longe de serem objetos puramente científicos, os mapas do mundo são inevitavelmente ideológicos e subjetivos, intimamente ligados aos sistemas de poder e à autoridade de determinados tempos e lugares. Os cartógrafos não representam simplesmente o mundo, também o constroem a partir das ideias da sua época. Neste livro brilhante, Jerry Brotton examina o significado de 12 mapas - desde as representações quase místicas da Antiguidade até as imagens provenientes de satélites muito recentes. O autor recria vividamente os ambientes e as circunstâncias em que cada um dos mapas foi feito, mostrando como cada um transmite uma visão altamente individual do mundo. Brotton mostra como cada um dos seus mapas influenciou e refletiu os eventos contemporâneos e como, considerando as suas subtilezas e omissões, podemos compreender melhor o mundo que os produziu.
Embora a forma como mapeamos o nosso ambiente seja mais precisa do que nunca, Brotton argumenta que os mapas de hoje não são mais definitivos ou objetivos do que noutros tempos. Traduzido em mais de uma dezena de línguas e considerado um bestseller do New York Times, «História do Mundo em 12 Mapas» mudará, para sempre, a forma como o leitor olhará para um mapa.

Ler mais

Autor

Jerry Brotton

Jerry Brotton é professor de Estudos da Renascença na Queen Mary University, em Londres. Além de autor e crítico literário, é também uma presença assídua na rádio e na televisão (BBC4), onde apresenta a série “Maps: Power, Plunder and Possession”. 

Ler mais