Partilhar

História da Amadora - Levem-me nesse novo sonho!

José Ruy

Em Stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«A cidade da Amadora celebra este ano quatro décadas de existência e nada mais apropriado do que receber, na 30.ª edição do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, o lançamento da quinta edição da obra de BD, História da Amadora – Levem-me Nesse (novo) Sonho!, do mestre e amadorense José Ruy. Trata-se de uma obra notável, de relevante caráter histórico, que conta, aos quadradinhos, a evolução e crescimento da Amadora ao longo dos tempos, com os acontecimentos e marcos históricos, as principais personalidades da região, a criação de equipamentos, instituições, empresas, eventos sociais e culturais e outras temáticas marcantes da História desta cidade. A juntar aos 94 temas abordados nas quatro edições anteriores (1992, 1993, 1999, e 2009), esta nova edição (2019) conta com mais 21 aspetos relevantes da história da Amadora dos últimos 10 anos, destacados pelo autor. A edificação da estação do Metropolitano na Reboleira, o renascimento do Cineteatro D. João V, a aposta na Arte Mural, a criação do Parque da BD – Turma da Mônica/Maurício de Sousa e do Parque Fonte das Avencas, e a comemoração do centenário do mestre da BD, Eduardo Teixeira Coelho, na Bedeteca, são alguns exemplos desses novos marcos adicionados agora à obra, pelo autor. É de inegável reconhecimento a dedicação de José Ruy à sua cidade, e o carinho que por ela tem demonstrado ao longo dos anos, num incessante trabalho de pesquisa, valorização e preservação da História da Amadora, junto de toda a comunidade, para que esta perpetue, de geração em geração. Todas as palavras que aqui escrevo serão insuficientes para manifestar o enorme orgulho e amizade que a cidade sente por José Ruy, pela pessoa e pela obra. A Amadora agradece a sua generosidade e dedicação. O tempo não pára, e a história da cidade prospera a cada dia que passa. Queremos continuar a contar, por muitos e bons anos, com a mestria de José Ruy, para que possamos, juntos, continuar a escrever esta História.»

Ler mais

Autor

José Ruy

José Ruy nasceu na Amadora, em maio de 1930.

Cursou Artes Gráficas e habilitação a Belas Artes na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, e dos pintores Costa Mota, Trindade Chagas e Júlio Santos. Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicados 85 álbuns, 54 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para: Aristides de Sousa Mendes; Peter café Sport e o Vulcão do Faial; A Ilha do Futuro; Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação; Carolina Beatriz Ângelo – Pioneira no Voto e na Cirurgia; Os Lusíadas e João de Deus – A Magia das Letras, estes também com edição em mirandês.

Tem colaborado em muitos jornais e revistas, nomeadamente em «Cavaleiro Andante» e «O Mosquito», tendo editado e dirigido uma 2.ª série desta publicação. O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.

Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida. Referenciado no «Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse» edição de 1998, e com destaque no «Larousse de la BD» em 2004.


Ler mais