Partilhar

Herberto Helder - Um Silêncio de Bronze

Manuel Frias Martins

Em Stock



Desconto: 20%
10,18 € 12,72 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Herberto Helder é um dos autores mais culturais da nossa literatura, exigindo um tipo de leitor que consiga ir além da mera compreensão do que a poesia herbertiana diz de modo a se situar num plano de entendimento que mergulha fundo não só nos esplendores do corpo e do espírito que se fixam em imagens poéticas ígneas de vida, mas também numa comunhão irrevogável com a fertilidade do intelecto.

É por aqui que a poesia herbertiana separa os seus admiradores incondicionais dos seus detratores (também incondicionais). 

Todos a podem compreender na superfície da linguagem, mas o que ela exige é, no entanto, um entendimento em profundidade segundo uma espécie de empatia sem hesitações ou de uma adesão incondicional à lógica do seu idioma artístico. 

Em Herberto Helder o leitor dificilmente se liberta dos sinais de identidade que o prendem ao texto, ao imaginário comum que lhes desenha uma identidade mútua, em suma, a um modo de reconhecimento cultural que assenta sobretudo numa mediação de contiguidade intelectual entre texto e leitor.

Ler mais

Autor

Manuel Frias Martins

Professor universitário português e crítico literário. Autor, entre outros livros, de Herberto Helder – Um Silêncio de Bronze, A Espiritualidade Clandestina de José Saramago e Matéria Negra. Uma teoria da literatura e da crítica literária.

Ler mais