Partilhar

em minúsculas

Herberto Helder

2 dias


Desconto: 25%
13,28 € 17,70 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Embora não esteja aqui coligida a totalidade das suas colaborações, todos os textos deste livro foram publicados no NotíciaSemanário Ilustrado, no período em que Herberto Helder viveu em Luanda.
Correspondem a pouco mais de um ano de colaboração – entre abril de 1971 e junho de 1972 – em que o poeta assinou como Herberto Helder e Luís Bernardes (ou respetivas iniciais).
O livro resulta da investigação, transcrição, revisão e seleção de textos por Daniel Oliveira, filho do escritor, Diana Pimentel e Raquel Gonçalves.

Daniel Oliveira assina o prefácio, no qual se lê: “Se perguntassem a Herberto Helder se alguma vez foi jornalista é possível que respondesse, com um sorriso irónico ou até alguma irritação, que não. Diria, talvez, que escreveu no Notícia para poder viver em Angola. Assim como antes escrevera em jornais da metrópole por ‘coisas de dinheiros’.”
“E se olharmos para o jornalismo que quotidianamente era e é feito é justo dar-lhe razão. Recusa a impessoalidade competente, foge da narrativa de consumo confortável, não se compartimenta em géneros com as suas respetivas receitas e sorri de quase tudo, que é o que quase tudo merece”, prossegue Daniel Oliveira.
Herberto Helder “conta-nos quase tudo como se fosse a primeira vez que vê e que a coisa é vista, com uma virgindade nada inocente. Herberto Helder não foi jornalista porque foi sempre outra coisa qualquer”, remata Daniel Oliveira.

Ler mais

Autor

Herberto Helder

Ler mais