Partilhar

Grande Livro sobre a Violência Sexual - Compreensão, Prevenção, Avaliação e Intervenção

Rute Agulhas, Alexandra Anciães

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 10%
25,65 € 28,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A violência sexual é um problema de saúde pública que afeta, não apenas as vítimas, mas também as suas famílias e toda a comunidade. Estamos perante uma realidade complexa e com elevada prevalência, que exige estratégias de prevenção, avaliação e intervenção rigorosas, numa perspetiva intersetorial e multidisciplinar.

Quando falamos de violência sexual, falamos de crianças, adolescentes e adultos, falamos de vítimas e agressores, falamos de tipologias de crimes e perturbações mentais e falamos, ainda, de diferentes áreas e níveis de intervenção por parte do sistema profissional – seja o Direito, a Medicina, a Investigação Criminal, a Psicologia ou a Psiquiatria.

Neste livro, compilamos os diversos olhares e perspetivas, reunindo a principal informação relativa a esta temática. Ao longo de 20 capítulos, procuramos compreender a violência sexual e aquilo que a literatura descreve como as boas práticas ao nível da prevenção primária, da avaliação e da intervenção, fornecendo ao leitor um conjunto de informações que lhe permitam conhecer para melhor adaptar as suas práticas.


Ler mais

Autor(es)

Rute Agulhas

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça. Mestre em Psicologia da Saúde.

Formada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva Integrativa. Trabalha há 20 anos em contexto hospitalar, tendo iniciado os Núcleos de Psicologia Pediátrica e de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, do Hospital Fernando Fonseca, e, posteriormente, a equipa de Neurodesenvolvimento do Hospital da Luz. A sua actividade centra-se na intervenção ao nível da saúde mental, doença crónica e maus-tratos a crianças, adolescentes e jovens adultos, sendo formadora certificada nessas áreas. Integra a equipa fundadora do Belong - Instituto de Desenvolvimento e Saúde, onde é responsável pela área de formação e investigação.


Ler mais

Alexandra Anciães

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça. Perita Forense entre 2000-2019 na Delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, IP. Mantém actividade como psicóloga clínica e forense a nível privado. Pós-graduada em Medicina Legal (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa/Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses) e em Comportamentos Desviantes e Ciências Criminais (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). Formação pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e Integrativas (Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais, Cognitivas e Integrativas). Autora e formadora dos cursos: “Avaliação Pericial em Psicologia Forense” e “Violência Sexual: O papel do psicólogo no processo de avaliação forense de agressores e vítimas adultas” da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora Sénior do ISPA-IU (Pós-Graduação em Avaliação Psicológica Forense e curso de Audição da Criança). Experiência na área da violência doméstica e da violência sexual de adolescentes e adultos (agressores e vítimas) e de avaliação psicológica forense.

Ler mais