Partilhar

Gerir é Treinar

Jorge Araújo

Indisponível


Desconto: 20%
8,88 € 11,11 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Jorge Araújo trata neste livro dos aspectos principais contidos no acto de liderar jogadores e equipas e a importância para o melhor (ou o pior!) das intervenções do treinador.
Ao contrário do que se julgou durante muito tempo, o valor de uma equipa não reside exclusivamente nos membros que a compõem (por mais valiosos e prestigiados que sejam). Depende sim, (e muito!) da dinâmica relacional que possa vir a ser desencadeada no interior dessa equipa, da comunicação que se estabeleça entre os seus membros e do trabalho em equipa que daí venha a resultar.
Os treinadores só percebem a responsabilidade contida nas suas acções quando compreendem que o impacto que tiveram junto dos jogadores representou uma mensagem para o futuro de cada um deles.
Mensagem essa que, ou foi inspiradora e potenciadora de um futuro melhor, ou representou quase de certeza um claro impedimento de poderem vir a ter sucesso. O que significa que o treinador requer, a cada momento, ter uma noção muito objectiva de qual é o seu impacto naqueles que dirige. Saber examinar constantemente o que faz e como faz e, principalmente, que reacções produz nos jogadores.
Alguns treinadores conseguem que os jogadores se inspirem a caminho de grandes sucessos, como por vezes, outros (bastante mais!) lhes diminuem a capacidade de iniciativa e o entusiasmo e contribuem declaradamente para o insucesso colectivo.
E o que é mais preocupante é que nem sempre a maioria dos treinadores percebe que o sucesso ou o insucesso têm a ver com as suas atitudes e comportamentos!

Ler mais

Autor

Jorge Araújo

Jorge Araújo é presidente da Team Work Consultores desde 1997 e foi treinador profissional de basquetebol durante 38 anos. Várias vezes Campeão na Liga Profissional e vencedor de outras provas nacionais, Seleccionador Nacional de todos os escalões masculinos da Federação Portuguesa de Basquetebol, destacou-se a nível nacional e internacional entre 1978 e 1998 ao treinar o F.C. Porto durante 17 anos. É o Director da Escola de Liderança da Team Work Consultores criada junto a Caldelas, próximo da serra do Gerês e conduz seminários de liderança e direcção e trabalho em equipa para gestores de topo e quadros médios e superiores de empresas e foi responsável pela implantação em Portugal do Coaching individual e a equipas de empresas, com íntimas ligações à metáfora desportiva. Especializado nas áreas da Gestão da Mudança, Executive Coaching e Coaching Winning Teams (respectivamente nos EUA, Grã Bretanha e Bélgica). É colaborador em pós graduações das Universidades Católica, Lusófona e Lusíada, da revista espanhola Clinic, da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol de Espanha (AEEB) e possui uma coluna quinzenal de opinião no jornal Diário Económico. Autor de vários livros na área do trabalho em equipa e da liderança de grupos de trabalho, entre os quais "O treinador na empresa"; "Dirigir equipas, melhorar competências"; "Como formar a melhor equipa"; "Liderança, reflexões de uma experiência profissional"; "Diário de um treinador, o insucesso como meio de aprendizaem"; "Liderar para Ganhar".

Ler mais