Partilhar

Desconto: 10%
7,20 € 8,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Apresentam-se aqui duas peças de Gil Vicente: Frágua de Amor, uma tragicomédia representada durante a festa de casamento do rei D. João III com Dona Catarina, e Floresta de Enganos, comédia levada à cena em 1536 para, mais uma vez, divertir o “muito alto e poderoso” rei.
As duas peças têm um elemento comum que as relaciona – neste caso, uma personagem: Cupido. Cupido anda fugido da mãe, a Deusa Vénus, porque se enamorou da Terra e a ela desceu, para mudar os homens, mas acaba por se ver sujeito aos desígnios da Deusa Ventura. Em redor deste ‘menino-Deus’, gravitam muitas outras personagens: desde deuses a princesas e reis, há ainda lugar para um filósofo que foi obrigado a viver amarrado a um parvo.
Escritas  em português e castelhano, Frágua de Amor e Floresta de Enganos foram traduzidas por José Bento e representadas no Teatro da Cornucópia, no espectáculo Amor/ Enganos, no ano de 2000.
A publicação destes textos revela-se uma boa oportunidade para redescobrir Gil Vicente, aproveitando a excelência da tradução de José Bento.

Ler mais

Autor

Gil Vicente

Ler mais