Partilhar

Folhas de Erva

Walt Whitman

Em Stock



Desconto: 10%
25,44 € 28,27 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Quem foi, então, Walt Whitman? Consideremos uma “nota biográfica de Walt Whitman” — assim ela se intitula — que o próprio poeta escreveu e que parcialmente se transcreve, dado que se vão omitir algumas passagens de índole mais circunstancial.
Foi ela publicada em 1888, quatro anos antes da sua morte ocorrida em 1892. Curiosamente, logo se verifica como aí se repetem as referências às Folhas de Erva, como se nesta obra estivesse muita da própria existência do seu autor:
“1819, 31 de Maio. Nasce em West Hills, Long Island, Estado de New York. Segundo filho de Walter Whitman e de Louisa Van Velsor.
1824. Vai para Brooklyn. Frequenta a escola pública. Em 1831, está empregado num escritório de um advogado. Depois, no consultório de um médico. Em 1834, ingressa numa imprensa para aprender o ofício. 1838. Ensina em escolas de regiões rurais de Suffolk. Depois, publica um semanário, The Long Islander, em Huntingthon.
1840. Regressa à cidade de New York, trabalhando na imprensa.
Em 1846 e 47, publica The Eagle, diário de Brooklyn.
1848. Viaja para o Sul e Sudoeste.
1850. Regressa ao Norte. Edita The Freeman, diário de Brooklyn.
Trabalha na construção de casas, promovendo a sua venda.
1855. Publica Leaves of Grass, a primeira edição, com 95 páginas.
Em 1856, a segunda edição, 384 páginas. Em 1860, a terceira edição, 456 páginas.
1862. Vai para os campos de batalha na guerra de Secessão.
Começa o seu serviço de apoio aos feridos nos hospitais, mantendo­-se ali durante três anos.
1867. Publica a quarta edição de Leaves of Grass. Em 1871, a quinta edição.
1873. Prostrado pela paralisia em Washington.
1876. Sexta edição de Leaves of Grass. Em 1881, sétima edição.
1882. Oitava edição de Leaves of Grass.
1888. Mr. Whitman tem agora setenta anos. Está quase completamente incapacitado pela paralisia. Mas, segundo soubemos tem agora em impressão um volume de prosa e verso chamado November Boughs. Reside em New Jersey.”»

Ler mais

Autor

Walt Whitman

Considerado o grande poeta da Revolução Americana – ou até mesmo o maior poeta de toda a literatura americana – o nova-iorquino Walt Whitman (1819-1892) destacou-se no estilo do verso livre, sem restrições métricas, mas também com um pensamento que dessa forma funcionava: sem limites e regras. Dele escreveu Fernando Pessoa: «Introduziu uma nova subjetividade na conceção poética e fez da sua poesia um hino à vida.» Whitman foi, no verdadeiro e justo entendimento do termo, um visionário. Celebrou o homem e a natureza, incentivando pelas suas palavras os mais nobres ideais de comunhão, de partilha e de participação democrática nos Estados Unidos da América. Se fosse vivo, talvez Walt Whitman hoje escrevesse coisas parecidas às de outrora, de tão imutáveis que parecem ser os sentimentos que descreveu, de tão evidente que era, para o autor, a delicadeza da condição humana, do amor, do sexo, da vida em comunhão nas cidades e dos caminhos difíceis que juntos continuamos a percorrer.

Ler mais