Partilhar

Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

E se, além de um conjunto de doutrinas, enunciados teóricos e sistemas conceptuais, a filosofia pudesse ser pensada como algo vivido, como uma condição existencial e como a escolha fundamental de um modo de vida? E se a verdade que buscam os filósofos não fosse somente um corpo de conhecimentos teóricos sobre o mundo, mas uma verdade capaz de transformar-nos eticamente? É essa imagem da filosofia que propõem autores como Pierre Hadot ou Michel Foucault. Para esses autores, os exercícios espirituais, as técnicas de si e as artes de viver dos antigos e de todas as suas recuperações ao longo da história do pensamento ocidental revelam uma outra história da filosofia.

Tomando como ponto de partida e inspiração esta reinterpretação da história da filosofia, o volume que aqui se apresenta consiste numa colectânea de ensaios subordinados ao tema «filosofia como modo de vida», escritos por alguns dos mais renomados autores do debate anglófono contemporâneo, nomeadamente, John Sellars, Michael Chase, Ian Hunter, Daniele Lorenzini, John Cooper, Martha Nussbaum, Julia Annas, Matthew Sharpe, Martine Béland, Michael Ure, Keith Ansell-Pearson, Tobias Dahlkvist e Arnold I. Davidson.

É possível reactualizar a imagem da filosofia como uma escolha radical de um modo de vida? Podemos nós, modernos, apropriar-nos das ferramentas desenvolvidas pelos antigos para nos transformarmos a nós mesmos de um ponto de vista ético? E que consequências tal acarretaria para a própria prática filosófica contemporânea? Eis algumas das questões às quais os ensaios reunidos neste volume pretendem dar resposta.


Ler mais

Amostra

Autor(es)

Federico Testa

Federico Testa é British Academy Postdoctoral Fellow na Universidade de Bristol. Doutorou-se em Filosofia na University of Warwick (Inglaterra) e na Monash University (Austrália), e integrou o grupo de investigação internacional "Reinventing Philosophy as a Way of Life".

Ler mais

Marta Faustino

Marta Faustino é doutorada em Filosofia, variante de Antropologia Filosófica na FCSH-UNL. É atualmente investigadora do IFILNOVA, onde coordena o Art of Living Research Group.


Ler mais

John Sellars

Ler mais

Michael Chase

Ler mais

Ian Hunter

Ler mais

Daniele Lorenzini

Ler mais

John Cooper

Ler mais

Martha Nussbaum

Ler mais

Julia Annas

Ler mais

Matthew Sharpe

Ler mais

Martine Béland

Ler mais

Michael Ure

Ler mais

Keith Ansell-Pearson

Ler mais

Tobias Dahlkvist

Ler mais

Arnold I. Davidson

Ler mais