Partilhar

Fernando Rosas - A História Como Paixão

O Fio da Memória

José Jorge Letria

Envio em 10 dias



Desconto: 10%
12,59 € 13,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nascido em Lisboa, numa família com fortes tradições republicanas, Fernando Rosas empenhouse no combate político desde muito jovem, o que implicou algumas prisões e a experiência da clandestinidade, acabando por se converter numa intensa e apaixonada carreira de investigação histórica, com destaque para a evolução dos regimes fascistas.

Co-fundador do Bloco de Esquerda, com Francisco Louçã, Miguel Portas e Luís Fazenda, candidato à Presidência da República em 2000, deputado durante oito anos, Fernando Rosas partilha as suas motivações intelectuais e políticas. Em diálogo com José Jorge Letria, recorda o avô Filipe Mendes, um militante e dirigente republicano que muito lhe ensinou sobre os combates pela cidadania e pela liberdade, partilha a evolução do seu pensamento político e reconhece, na comemoração dos 200 anos do nascimento de Marx, que o pensamento do filósofo continua vivo, embora não deva ser entendido como uma bíblia.

Ler mais

Autor

José Jorge Letria

É ficcionista, jornalista, poeta e dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura de 1994 a 2002. Traduzido em mais de dez idiomas, foi premiado em Portugal e no estrangeiro: destacam-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prémio de Poesia Guerra Junqueiro. As antologias O Fantasma da Obra, O Livro Branco da Melancolia e Poesia Escolhida condensam o essencial da sua poesia. Foi, ao lado de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, um destacado cantor político, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade. É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e presidiu ao Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, e ao Comité Europeu de Sociedades de Autores da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris.

Ler mais