Partilhar

Fenomenologia do Espírito

G. W. F. Hegel

Em Stock



Desconto: 10%
22,49 € 24,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Chega enfim a tradução de José Barata-Moura de um dos textos mais importantes da filosofia, que vem responder a um vazio no panorama editorial em português. Do texto introdutório, diz-nos o tradutor sobre esta obra:

“A Fenomenologia do Espírito", enquanto objecto – simultaneamente: produto, e produtor – de cultura, enfrenta, e desvenda, um envencilhado mundo de complexidades:

No rebuscamento da forma. Na superabundância do conteúdo. À superfície e em profundidade. Nos variegados pretextos, contextos, intertextos, e sobretextos, que lhe forram a vestidura e mobilam a entranha.

Por isso, o livro não consente que a canseira do estudo entre de licença, e que os trabalhos de busca e salvamento da compreensão sejam interrompidos.

(…)

Parece uma selva inóspita, mas o sertão não é impenetrável.

Um leitor ao começo reticente (em viagem e à despedida, sempre crítico) – Marx – apercebeu-se, bem cedo, de que a Fenomenologia do Espírito constitui «o verdadeiro lugar de nascimento, e o segredo, da filosofia hegeliana» (die wahre Geburtsstätte und das Geheimnis der hegel’schen Philosophie)”

José Barata-Moura (de Prelúdio breve a uma obra seminal)

Ler mais

Autor

G. W. F. Hegel

Filósofo alemão, nascido em Estugarda em 1770.

Faleceu em 1831.

A sua filosofia centra-se numa dialética da história, englobando a religião e a evolução política, social, económica e artística - lugar de encarnação e da racionalidade do Espírito.

Ler mais