Partilhar

Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A história levanta os problemas do seu tempo mais ainda do que os da época cujo estudo ela se propõe. Ninguém se pode iludir: a imagem que temos de nós próprios e a que fazemos dos outros povos do globo está intimamente associada à história que nos contaram quando erámos pequenos. Ela marca-nos, assim, para o resto da vida.
 A partir das narrativas, das festas, dos manuais escolares e dos filmes, Marc Ferro, director de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, examina as variantes e restitui a cada sociedade a sua múltipla identidade, num estudo ao mesmo tempo descritivo e crítico.
 Nos Estados Unidos, há uma história dos colonizadores e há uma história dos índios; na URSS, publicaram-se sucessivas edições de manuais «corrigidos» em que os heróis de ontem são os renegados de hoje; em África, existe a história dos Brancos e a história dos Negros. Era urgente proceder a uma confrontação naquilo que essas histórias têm de real e de ilusório, antes de os poderes dominantes – Estados ou Igrejas, interesses privados ou partidos políticos – nos apresentaram a todos, na era dos mass media, um passado falsificado, «limpo», manipulado, uniforme.
 Porque, mais do que o direito à História, temos o direito à verdade da História.

Ler mais

Autor

Marc Ferro

MARC FERRO, é um dos maiores historiadores franceses. Embora se tenha especializado inicialmente na história soviética, com os anos viria a abrir o leque da sua investigação. Foi director da École des hautes études en sciences sociales e director da célebre revista dos Annales, cargo para o qual foi nomeado por Fernand Braudel. É autor de vasta obra

Ler mais