Partilhar

Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Finalmente a Estratégia se vêconsagrada como ciência de pleno direito, no universo dos saberes consagrados pela Academia. Neste desiderato particular teve o ISCSP, da actual Universidade de Lisboa, papel pioneiro, primeiramente pela instituição e configuração de um mestrado em Estratégia que acolhe a sistematização presente nesta obra. A obra que temosàleituraéparadigmática como manual incontornável neste domínio. Poucas obras dão tanto gosto de leitura técnica, pela aberturaàcompreensão (verstandung) que facilitam, como a presente.

 

Ler mais

Autor(es)

Carlos Manuel Mendes Dias

Carlos Manuel Mendes Dias é natural de Moçambique, Oficial do Exército, licenciado em Ciências Militares na especialidade de Artilharia, pós-graduado em Estudos da Paz e da Guerra, pelo Instituto Sócrates da Universidade Autónoma de Lisboa, Mestre em Estratégia e Doutor em Ciências Sociais na especialidade de Relações Internacionais (2008) pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Possui o Curso de Estado-Maior (1998-2000) e o Estágio de Operações Conjuntas e Combinadas ministrados no ex-Instituto de Altos Estudos Militares e ainda o Curso de Defesa Nacional (2005) frequentado no Instituto da Defesa Nacional.

Cumpriu missões de serviço na Bósnia-Herzegovina, como observador militar, entre Setembro de 1994 e Setembro de 1995, e em Moçambique, como Director Técnico do Projecto 3 no âmbito da Cooperação Técnico-Militar, entre Agosto de 2007 e Agosto de 2008.

Para além de vários artigos publicou como autor os livros «Geopolítica: Teorização Clássica e Ensinamentos», «Kissinger e Brzezinski», «Sobre a Guerra», «Geopolítica. Novas mas Velhas Aproximações»; como co-autor «O Salto do Tigre: Geopolítica Aplicada», «Vo Nguyen Giap» e «Viver Academia Militar».

É ainda responsável como co-autor de um texto publicado no livro «A Transformação da Defesa» e como autor, de um texto publicado no livro «Geopolítica e o Mar», que coordenou e de outro, no livro publicado em homenagem ao Tenente-General Abel Cabral Couto.

Foi 2º Comandante da Escola Prática de Artilharia, desempenhou funções de docência na Academia Militar, onde chefiou ainda o Departamento de Estudos Pós-Graduados e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas.


Actualmente é o Comandante do Regimento de Artilharia N.º 4 (Leiria). 


Exerceu funções docentes aos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, ministrando unidades curriculares como Geopolítica, Teoria Geral da Estratégia e Liderança, Seminário de Relações Internacionais, e Estratégia, Relações Internacionais, Geopolítica Aplicada, entre outras. Para além de vários artigos publicou com autor os livros Geopolítica: Teorização Clássica e Ensinamentos, Kissinger e Brzezinski, Sobre a Guerra, Geopolítica. Velhas mas novas aproximações e o contrário e Geopolítica. Conceptualização Clássica: como coautor O Salto do Tigre: Geopolítica Aplicada. Vo Nguyen Giap, Viver Academia Militar, Estratégia, Fundamentos Teosóficos, Toms I e II. É presidente do Concelho Diretivo do Centro Português de Geopolítica, membro colaborador do Centro de Administração e Políticas Públicas, e associado da Associação Portuguesa de Estudos da Conjuntura e Estratégia. Actualmente é professor no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA).


Ler mais

Jorge Manuel Dias Sequeira

João Luís Rodrigues Leal, Tenente-Coronel de Infantaria (Exército Português). Licenciado em Ciências Militares, na Especialidade de Infantaria, pela Academia Militar (1990). Pós-Graduado em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1995). Mestre em Geografia Humana e Desenvolvimento Regional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001). Curso de Estado-Maior, pelo Instituto de Altos Estudos Militares (2004). Auditor do Curso de Defesa Nacional, no Instituto de Defesa Nacional (2006). Curso de Estudos Africanos, no Instituto de Estudos Superiores Militares (2009). Frequenta o Doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais, em associação pelo Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE e pela Academia Militar, estando a desenvolver tese sobre o "Ártico como espaço geopolítico". É membro fundador da Competitive Intelligence & Information Warfare Association (CIIWA), membro do Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL) e do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (CISDI). Foi editor da Proelium - revista científica da Academia Militar, de 2007 a 2008. Na Academia Militar foi Professor dos Mestrados Integrados, tendo ministrado as unidades curriculares de "Geografia Militar", "Geopolítica" e "Teoria Geral da Estratégia", bem como do seminário "política de Segurança e defesa em Portugal", do Mestrado em História, Defesa e Relações Internacionais. No Instituto de Estudos Superiores Militares foi Professor da Área de Ensino de Estratégia, dos diversos cursos de promoção e qualificação ministrados aos Capitães e Oficiais Superiores da Marinha, Exército, Força Aérea e Guarda Nacional Republicana, mas também ao Curso de Adidos de Embaixada, da responsabilidade do Instituto Diplomático. Foi Diretor-Técnico do projecto de Cooperação Técnico-Militar com a República de Moçambique (2010/2011), que culminou na criação do Instituto Superior de Estudo de Defesa Tenente-General "Armando Emílio Guebuza". Tem vários artigos publicados, privilegiando as áreas de Geopolítica, Segurança e Defesa e, Estratégia. Actualmente desempenha o cargo de 2.º Comandante do Regimento de Infantaria 19 (em Chaves) e é Professor da unidade curricular de "Estratégia e Relações Internacionais" do Mestrado em Guerra de Informação, na Academia Militar. Possui o Curso de Defesa Nacional (2006) com Trabalho Final de Curso intitulado: "análise geopolítica de Portugal".

Ler mais