Partilhar

Geopolítica - Transportes no Espaço Ibérico

Jorge Manuel Dias Sequeira

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
15,20 € 19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O entendimento da geopolítica aceite pela própria letra do livro torna forçoso o estudo dos sistemas de transporte, ou não fossem eles primaciais no acesso e controlo dos territórios e, por consequência, multiplicadores dos espaços acessíveis ao inteligente ser bípede. Numa altura em que se afirma da ideia nova de potenciar o factor posicional português, dadas as características que a geopolítica já aponta pelo menos desde o século XI para o nosso caso, urge relembrar as constantes históricas, bem amarradas às geográficas, como significativos elementos de influência ou condicionadores das opções tomadas desde que vimos a luz como noção dita independente; cultura estratégica dos nossos tempos... Nestas matérias, o significado que expressões como «pressão da fronteira terrestre», «vantagem da posição central», «nós de comunicações», «região geopolítica», «acesso ao mar» encerram, tem que permanentemente ser trazido à colação, independentemente, da aparente abundância de mel, no caldo das relações entre os vizinhos ibéricas.

Sem a existência hodierna de pesos equilibradores da interacção ibérica, a não ser a castração emanada pela vida e instituições internacionais, com a cumulativa fragilização de «Conhecimento» em contexto europeu, que indicia o assunto «Europa» sem consideração da necessária e, já agora, voluntária coesão entre Nações, a que juntamos uma possível revalorização da «posição» de Portugal, imanente, do novo nascimento do Altas, a reflexão que agora vem a público parece rica, quer em qualidade quer em realista pertinência...qual antecâmara para futuras secas no território marcado pela contiguidade, mas isso será merecedor de outros pensamentos.

Carlos Manuel Mendes Dias

Ler mais

Autor

Jorge Manuel Dias Sequeira

João Luís Rodrigues Leal, Tenente-Coronel de Infantaria (Exército Português). Licenciado em Ciências Militares, na Especialidade de Infantaria, pela Academia Militar (1990). Pós-Graduado em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1995). Mestre em Geografia Humana e Desenvolvimento Regional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001). Curso de Estado-Maior, pelo Instituto de Altos Estudos Militares (2004). Auditor do Curso de Defesa Nacional, no Instituto de Defesa Nacional (2006). Curso de Estudos Africanos, no Instituto de Estudos Superiores Militares (2009). Frequenta o Doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais, em associação pelo Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE e pela Academia Militar, estando a desenvolver tese sobre o "Ártico como espaço geopolítico". É membro fundador da Competitive Intelligence & Information Warfare Association (CIIWA), membro do Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL) e do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (CISDI). Foi editor da Proelium - revista científica da Academia Militar, de 2007 a 2008. Na Academia Militar foi Professor dos Mestrados Integrados, tendo ministrado as unidades curriculares de "Geografia Militar", "Geopolítica" e "Teoria Geral da Estratégia", bem como do seminário "política de Segurança e defesa em Portugal", do Mestrado em História, Defesa e Relações Internacionais. No Instituto de Estudos Superiores Militares foi Professor da Área de Ensino de Estratégia, dos diversos cursos de promoção e qualificação ministrados aos Capitães e Oficiais Superiores da Marinha, Exército, Força Aérea e Guarda Nacional Republicana, mas também ao Curso de Adidos de Embaixada, da responsabilidade do Instituto Diplomático. Foi Diretor-Técnico do projecto de Cooperação Técnico-Militar com a República de Moçambique (2010/2011), que culminou na criação do Instituto Superior de Estudo de Defesa Tenente-General "Armando Emílio Guebuza". Tem vários artigos publicados, privilegiando as áreas de Geopolítica, Segurança e Defesa e, Estratégia. Actualmente desempenha o cargo de 2.º Comandante do Regimento de Infantaria 19 (em Chaves) e é Professor da unidade curricular de "Estratégia e Relações Internacionais" do Mestrado em Guerra de Informação, na Academia Militar. Possui o Curso de Defesa Nacional (2006) com Trabalho Final de Curso intitulado: "análise geopolítica de Portugal".

Ler mais