Partilhar

Estoril: um romance de guerra

Dejan Tiago-Stankovic

Em Stock


Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Estamos nos anos 40 do século XX, Portugal é o ponto de encontro e de fuga de toda uma Europa nas convulsões da II Guerra Mundial. Se Lisboa é um ninho de intriga política, o Estoril é a Riviera portuguesa onde, entre reis, milionários e o crème de la crème da Europa em debandada, se movem espiões das várias proveniências. O protagonista do romance é o Hotel Palácio, do Estoril, local de glamour e luxo por onde, no oásis de paz que era um Portugal no seu regime de neutralidade, passavam os muito ricos, imensamente influentes ou simplesmente os mais afortunados a caminho dos mais variados exílios.

Baseando-se em factos verídicos, o autor constrói uma narrativa semificcionada sobre como se estabelecem relações humanas sob a tensão tremenda de um evento de consequências esmagadoras e uma calma artificial e quase sufocante.

Uma história sobre a guerra na qual não é disparada uma única bala, lembrando à Europa uma lição que parece ter esquecido sobre os refugiados, e sendo ao mesmo tempo o retrato de uma época e de um local onde Ian Fleming descobriu o verdadeiro 007, de onde provém a ideia para o filme-culto Casablanca de Michael Curtiz e onde também Saint-Exupéry encontrou inspiração para o seu Principezinho .

- Finalista do Prémio NIN (o Booker sérvio).
- Finalista do Prémio Isidora Sekulic, atribuído pela Câmara Municipal de Belgrado.
- Finalista do Prémio Stevan Sremac.
- Finalista do Prémio Janko Veselinovic.
- Vencedor do Prémio Branko Copic da Academia Sérvia das Artes e Ciências que reconhece o melhor romance publicado no país no ano anterior.

Ler mais

Autor

Dejan Tiago-Stankovic

Ler mais