Partilhar

Escrita Científica - Da Folha em Branco ao Texto Final

Luís Adriano Oliveira

Em Stock


Desconto: 20%
17,76 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Escrita Científica é, antes de tudo, escrita. E se é certo que um bom nível de redação não garante, por si só, qualidade do conteúdo relatado, não é menos verdade que uma má escrita pode, simplesmente, “arrasar” um excelente conteúdo! A relevância desta constatação é claramente verbalizada pela própria comunidade científica, quando reconhece que, nos dias de hoje, “publicar é condição de sobrevivência”.
A garantia do sucesso de qualquer texto científico resulta, assim, da conjugação de dois fatores determinantes: qualidade do conteúdo a partilhar; e mérito da forma como esse conteúdo é relatado. O presente livro focaliza, sobretudo, o segundo destes dois requisitos: valorizar o conteúdo através de um bom relato.
Refletindo o percurso profissional do autor, escrita científica é, aqui, preferencialmente centrada em ciências da natureza e matemática (incluindo, por exemplo, engenharia, física, química, geologia, agronomia ou, mesmo, medicina e economia). Entretanto, grande parte do que se escreve é, também, aplicável às áreas do conhecimento que designamos por ciências humanas e ciências sociais.
Em tom dialogal e usando linguagem simples, mas rigorosa, o livro dirige-se, em primeira instância, a quem se empenha em relatar trabalho científico, procurando conferir-lhe o maior grau de impacto possível.
Estudantes de mestrado ou de doutoramento, mas também autores de artigos científicos – a publicar em revistas especializadas, a apresentar em reuniões científicas ou, mesmo, a divulgar nos meios de comunicação social –, são, portanto, público privilegiado desta obra. Para além do universo académico (ensino superior, universitário ou politécnico), o livro estende-se, igualmente, ao mundo empresarial, em particular a empresas industriais apostadas na diferenciação inovadora e na partilha dessa inovação pela via escrita.
Recheado de exemplos ilustrativos e incluindo exercícios práticos de escrita, o livro acompanha o leitor na elaboração do seu próprio texto, desde que é confrontado com o desafio de uma folha em branco, até à fase das derradeiras verificações, conducente à versão final.

Ler mais

Autor

Luís Adriano Oliveira

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (UC), onde tem assegurado a orientação científica de diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento. Diploma de ?Docteur Ingénieur?, pela universidade francesa de Poitiers (1981), e Doutoramento (1986) e Agregação (1998), pela UC. É autor dos livros Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia - Segundo Bolonha e Ética em Investigação Científica. Na qualidade de Professor Catedrático Convidado da UC (desde a sua aposentação, em 2014), tem-se dedicado às áreas de Metodologia de Investigação, Ética na Investigação e Escrita Científica. Neste âmbito, vem proferindo palestras, organizando workshops e dirigindo unidades curriculares, a convite de diversas instituições de ensino superior, universitário e politécnico, em Engenharia, Matemática, Física, Medicina, Economia, Agronomia, Nutricionismo, Bioética.

Ler mais