Partilhar

Ensino Profissional - O Estigma das Mãos Mais do Que a Cabeça

Educação e Formação

Liliana Rodrigues

Indisponível


Desconto: 20%
13,57 € 16,96 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ensino Profissional: o estigma das mãos mais do que a cabeça representa um esforço de compreensão sobre a relevância do conhecimento veiculado pelas escolas e inscritos nos currículos.
Qual o critério para se definir conhecimento válido e verdadeiro? Quem decide o que deve ser ensinado e aprendido através do currículo? Porquê esse conhecimento e não outro? A quem serve? Que forças e valores estão por detrás desse currículo? Quem é que fica de fora e quem é incluído?
A estratificação do conhecimento escolar, entre cursos académicos e profissionais, coloca a ênfase no academicismo, distinguindo entre “bons” e “maus” alunos conforme a frequência das vias de ensino e inclusive conforme a origem social dos discentes. Deste modo, a diversificação de modelos escolares tem servido para categorizar alunos, professores, programas, currículos e escolas, o que demonstra com clareza a falsa neutralidade do currículo.
O currículo não é apenas uma forma de poder. Ele é o poder. É o poder da identidade e da diferença. É o poder de afirmar o “Nós” e os “Outros”. É, em última análise, o poder de incluir e de excluir.

Ler mais

Autor

Liliana Rodrigues

Ler mais