
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2024
- ISBN: 9789895664160
- Número de páginas: 314
- Capa: Brochada
Sinopse
Mary Brenda Hesse (1924-2016) participou de forma significativa ao desenvolvimento da história e filosofia da ciência do século XX. Paralelamente a autores mais conhecidos no panorama da filosofia contemporânea, como por exemplo Paul Feyerabend e Thomas Kuhn, o trabalho de Hesse estimulou o debate sobre o valor e limites do conhecimento científico, contribuindo para que questões clássicas da filosofia da ciência fossem abordadas a partir duma perspetiva diferente e mais abrangente, que incluísse metodologias e conteúdos teóricos de outras disciplinas: primariamente a história da ciência, mas também a sociologia e a hermenêutica.
Os ensaios publicados neste volume pela primeira vez em tradução portuguesa são exemplificativos do percurso teórico desenvolvido por Mary Hesse e exibem os desafios que as suas teses sobre o conhecimento científico põem para a filosofia contemporânea.
***
“Na ciência natural, os dados não são dissociáveis da teoria, como o que conta como dado é determinado à luz de alguma interpretação teórica, e os próprios factos devem ser reconstruídos à luz da interpretação”
Ler mais