Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
23,92 € 29,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Enciclopédia da União Europeia resulta de uma iniciativa do CEDIS – Centro de I & D sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, do CEDU - Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Universidade do Minho, e do CICP – Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho e da Universidade de Évora, coordenada por quatro dos seus investigadores. Simbolicamente publicada no sexagésimo aniversário da assinatura dos Tratados de Roma que criaram a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica, esta obra pretende tornar acessível a um público diversificado, conceitos, teorias, instituições, políticas, acontecimentos e personalidades fundamentais para compreender a natureza e o funcionamento da União Europeia. Procuramos que seja um instrumento de fácil consulta e de manuseamento intuitivo, destinado a atribuir aos seus leitores a obtenção de informação sintética e de referências bibliográficas, que se espera que funcionem como ponto de partida para o aprofundamento dos temas mais relevantes relacionados com os processos de construção e de integração europeias.

A Enciclopédia da União Europeia inclui 161 entradas elaboradas por 106 colaboradores, escolhidos entre especialistas em diferentes ramos do conhecimento, que incluem a Ciência Política, as Relações Internacionais, a Economia, o Direito, a História e a Sociologia. Os textos têm uma dimensão média de 6500 carateres e, no seu final, sugere-se um máximo de cinco referências bibliográficas que simultaneamente suportam a informação veiculada nas entradas e orientam leituras adicionais.

Ler mais

Autor(es)

Ana Paula Brandão

Ler mais

Francisco Pereira Coutinho

Francisco Pereira Coutinho é professor associado com agregação na NOVA School of Law, onde dirige os observatórios da legislação portuguesa e do direito da proteção de dados, o compliance lab e o SPARC, bem como o programa de moot courts.

Para além do direito constitucional da União Europeia, os seus interesses de investigação e de ensino abrangem o direito internacional público, o direito constitucional comparado e o direito da comunicação social.

Ler mais

Joana Rita de Sousa Covelo de Abreu

Professora da Escola de Direito da Universidade do Minho e da Universidade Portucalense.
Licenciada, Mestre e Doutora em Direito pela Universidade do Minho.   
Membro do Grupo de Especialistas, designado pela DG Justiça e Consumidores da Comissão Europeia, para a modernização da  cooperação judiciária em matéria civil, designadamente os Regulamentos n.ºs 1206/2001 e 1393/2007.   
Investigadora Principal Convidada no Parlamento Europeu (2014). 

Ler mais

Isabel Camisão

Ler mais