Partilhar

Descolonizações - Reler Amílcar Cabral, Césaire e Du Bois no séc. XXI

Lugar da História

Manuela Ribeiro Sanches

Em Stock

(org.)


Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como poderemos repensar na contemporaneidade a «Europa» e o «ocidente», num tempo caracterizado por novas formas de colonização que também reclamam novas formas de descolonização? Será oportuno questionar o legado europeu num momento em que a Europa se encontra sujeita a várias pressões, a novas divisões e racismos, a cisões e violências que a crise financeira e económica global tem vindo a reforçar, ampliando as clivagens entre «norte» e «sul», «ocidente» e «oriente», mais representações imaginadas do que coordenadas geográficas?
Os três autores aqui evocados ofereceram críticas veementes ao colonialismo europeu e às desigualdades e tomam como base da sua argumentação experiências concretas e locais, reconhecendo a relevância de elementos contingentes mas não menos decisivos para a desigualdade, além da classe, tais como a cor da pele e o lugar onde se nasceu.

Ler mais

Autor

Manuela Ribeiro Sanches

MANUELA RIBEIRO SANCHES (1951) é professora auxiliar com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É também investigadora no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde coordena o projecto «Dislocating Europe. Post-Colonial Perspectives in Literary, Anthropological and Historical Studies». Organizou os volumes Portugal não é um país pequeno. Contar a Império na pós-colonialidade (Cotovia) e Deslocalizar a Europa. Antropologia, arte, literatura e história na pós-colonialialidade (Cotovia). Em colaboração com Carlos Branco Mendes e João Ferreira Duarte publicou volume Connecting Peoples. Identidades Disciplinares e Transculturais/ Transcultural and Disciplinary Identities.

Ler mais