Partilhar

Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Este livro é uma esclarecida compreensão, análise e postura, feita por quem nos habituou a tanto. Uma recensão sobre a actualidade e a virtude de não se inibir de soluções que provêm dos princípios amplamente defendidos por Adolfo Maria, na sua vida cívica, nos seus livros de que vale a pena recordar: “Angola, no percurso de um nacionalista”, “Angola: sonho e pesadelo”, “Angola, contributos à reflexão”, “Naquele dia, naquele Cazenga”, a par de outros de prosa e poesia.
Um texto pragmático, fora da retórica académica, procurando sempre o sentido da coesão necessária para um todo nacional que só pode existir na diversidade das suas comunidades e na fusão necessária na chamada angolanidade. Um chamamento à liberdade responsável e responsabilizadora, bem como a saudável procura da melhoria de um sistema político. Mas também a mostra de um poeta da fraternidade. Não pelo lirismo das suas ideias, mas pelo espírito de irmandade que busca na sociedade angolana, na inclusão dos excluídos, na aproximação plena entre governantes e governados.
Adolfo Maria é bem a expressão desse ideário, como ilustra este excerto do texto “Como se envelhece jovem”: “Como se vê, temos vindo a encontrar-nos [Adelino Torres] e a reencontrar-nos ao longo de quase sessenta anos, ou seja, desde a primeira nossa juventude até à actual nossa juventude. Sim, porque continuamos com as manias de jovens: – uma dessas manias é desejar que acabem as profundas desigualdades no mundo e contribuir para que isso aconteça (mesmo nem sabendo quando e como será possível); – outra, é a vontade de expressar o nosso pensamento e a teimosia de querermos ser livres a pensar; – uma outra mania de jovem é querer saber o porquê das coisas (…)”
Saibam ter os leitores, especialmente os jovens empenhados no desenvolvimento e progresso em democracia desta Angola que se mostra agora acreditar na correcção de tantos erros do passado recente, tirar o mesmo ensinamento que colhemos na leitura reflectida dos textos escritos por Adolfo Maria. É que o conhecimento é a melhor forma de chegar à razão.»
Do Prefácio


Ler mais

Autor

Adolfo Maria

Ler mais