Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No dia em que se ia casar, Nicolau Manuel foi levado pela Guarda para um interrogatório e já não voltou. Viveu, assim, quase toda a vida na urgência de contar a verdade a Graça dos Penedo, a noiva que mais tarde lhe seria arrebatada pelo alfaiate que lhe fizera o fato do casamento. Porém, sempre que se abria uma possibilidade, uma ameaça desviava-o dramaticamente do seu destino - e agora, meio século volvido, está velho de mais para querer mudar as coisas, gastando os dias com telenovelas.

De tanto ter ouvido ao avô a sua história rocambolesca, Valdemar - um rapaz violento e obeso apaixonado pela vizinha anoréctica - não desistiu, mesmo assim, de fazer justiça por ele. E, ao encontrar casualmente a notícia da morte do alfaiate, sabe que chegou a hora de ir falar com a viúva: até porque essa será a única forma de resgatar Nicolau Manuel da modorra em que se deixou afundar.

Alternando a narrativa dos sucessivos infortúnios de Nicolau Manuel - que é também a história de Portugal sob a ditadura, com os seus enganos, perseguições e injustiças - com a de um adolescente que mantém um diário com numerosas passagens rasuradas como instrumento de luta contra o mundo -, Deixem Falar as Pedras é um romance maduro e fascinante sobre a transmissão das memórias de geração em geração, nunca isenta de cortes e acrescentos que fazem da verdade não o que aconteceu, mas o que recordamos.

Ler mais

Autor

David Machado

David Machado nasceu em Lisboa em 1978. É autor do livro de contos Histórias Possíveis e dos romances O Fabuloso Teatro do Gigante, Deixem Falar as Pedras, Índice Médio de Felicidade (vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura e do Prémio Salerno Libro d’Europa, adaptado ao cinema por Joaquim Leitão e vendido em mais de doze países) e Debaixo da Pele. Tem contos publicados em revistas literárias e antologias espalhadas pelo mundo e traduziu romances de Bioy Casares e Mario Benedetti. É ainda um celebrado autor de livros infantis, entre os quais A Noite dos Animais Inventados, O Tubarão na Banheira, Eu Acredito, Uma Noite Caiu Uma Estrela e O Alfabeto Nojento, bem como do livro juvenil Não Te Afastes, selecionado pelo site The White Ravens, que elege os melhores títulos de literatura infantojuvenil em todo o mundo.

Ler mais