Partilhar

Da Autonomia do Político – Entre a Idade Média e a Modernidade

Organização de: José Maria Silva Rosa

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Entre a IdadeMédia tardia e os alvores daModernidade encontramos o embate mais frontal que o Ocidente conheceu entre duas ordens irredutíveis de legitimação do poder político: a doutrina do poder absoluto do papa ( plenitudo postestatis papalis) e a recusa intransigente desse poder em nome de uma nova ordem jurídica e política. O confronto entre a hierocracia pontifical e os defensores da separação de poderes foi meridiano e do progressivo triunfo da razão natural e da liberdade resultou aquilo que hoje continuamos a chamar autonomia da política. […]
A ideia mestra que presidiu à organização desta obra, e outrossim ao evento que antes a possibilitou, foi justamente a de pensar a política numa época de transição e de emergência de uma nova consciência, mais concretamente no período que está entre a IdadeMédia e aModernidade, época que alguns chamam «IdadeMédia tardia», «Outono da IdadeMédia», outros de pré-renascentista, protomoderna, etc.
José Maria Silva Rosa, «Introdução»

Ler mais

Autor

José Maria Silva Rosa

Licenciatura (1992), Mestrado (1997) e Doutoramento em Filosofia (2005) na Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, onde lecionou Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Ciências da Comunicação e Serviço Social, de 1993 a 2002. De então a esta parte, docente da UBI, Faculdade de Artes e Letras, onde é atualmente Professor Catedrático.

Ler mais