Partilhar

D. João III

Ana Isabel Buescu

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nascido em Lisboa às primeiras horas do dia 7 de Junho de 1502, D. João III foi o segundo filho varão do rei D. Manuel e primogénito do seu segundo casamento com a infanta D. Maria de Castela, filha dos Reis Católicos. Com dezanove anos de idade, em Dezembro de 1521, o príncipe D. João ascendeu ao trono por morte de seu pai, inesperadamente ceifado pela peste, dando início a um dos mais longos reinados da história portuguesa, vindo a falecer em Junho de 1557.

D. João III é um dos reis «mal-amados» da história portuguesa, cuja persona, enquanto homem e rei, havia de ficar irremediavelmente marcada com o acto que estabeleceu o Tribunal da Inquisição no reino, em 1536.

À sua morte, ocorrida em Junho de 1557, foi o seu neto Sebastião, rei-menino de três anos de idade, quem herdou o trono de Portugal.

Ler mais

Autor

Ana Isabel Buescu

Doutora em História, é professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM/UNL) da mesma Faculdade.
Trabalha em História Moderna (séculos XV-XVIII), em particular os domínios da história cultural e das mentalidades, sistemas de representação ? corte e cultura de corte nos séculos XV e XVI; rituais e cerimónias da monarquia; educação de príncipes; história das mulheres; livrarias na Época Moderna; História biográfica.
Publicou os seguintes livros: A livraria renascentista de D. Teodósio I, duque de Bragança, 2016; Na Corte dos Reis de Portugal.Saberes, Ritos e MemóriasEstudos sobre o século XVI, 2010; Catarina de Áustria (1507-1578) - Infanta de Tordesilhas, Rainha de Portugal, 2007; D. João III (1502-1557), 2005; Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (séculos XV-XVIII), 2000; Imagens do Príncipe. Discurso Normativo e Representação (1525-1549), 1996; O Milagre de Ourique e a História de Portugal de Alexandre Herculano. Uma Polémica Oitocentista, 1987.
Coordenou, em colaboração com David Felismino, A Mesa dos Reis de Portugal. Ofícios, Consumos, Práticas e Representações (séculos XIII-XVIII), 2011.

Ler mais