Partilhar

Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, D. Dinis foi o sexto monarca português. Nasceu em Lisboa, a 9 de Outubro de 1261, e iniciou em 1279 um longo reinado de quase 46 anos, vindo a falecer em Santarém, a 7 de Janeiro de 1325.

Os primeiros anos do reinado ficaram marcados pela vontade do jovem monarca em se afirmar, quer no plano externo, onde se destaca a aliança com o reino de Aragão, selada em 1281 com o casamento de D. Dinis com D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, quer no plano interno, recusando a interferência da sua mãe na governação, reprimindo as exaltações e desmandos do seu irmão D. Afonso, e dando os primeiros passos na orientação política que norteou todo o seu reinado: a afirmação do poder régio.  

Na verdade, a maior parte dos seus actos governativos foi dirigida para reforçar o poder do rei face aos poderes privados, pela reorganização do exército e da marinha de guerra, pela libertação das ordens militares de tutelas exteriores ao reino, pela adopção da língua portuguesa nos documentos oficiais e pela fundação da universidade.  

Vencedor em Alcañices, onde se definiu a fronteira política mais antiga e estável da Europa, e prestigiado internacionalmente, os últimos anos de reinado ficaram ensombrados pela guerra civil que opôs o monarca ao seu filho e herdeiro, mas parece que as cedências então obtidas pelo futuro D. Afonso IV não chegaram para empalidecer o impacto das medidas políticas levadas a cabo por D. Dinis, um dos monarcas que mais influenciou toda a história de Portugal. 


Ler mais

Autor

José Augusto de Sotto Mayor Pizarro

José Augusto de Sotto Mayor Pizarro nasceu na cidade do Porto, em 1958. Doutor em História Medieval pela Universidade do Porto (1998), especializou-se em História da Nobreza Medieval Portuguesa. Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1984, é responsável pelas cadeiras de História Política na Época Medieval, História Medieval Peninsular e Genealogia e Heráldica, e de um seminário de pós-graduação sobre Nobreza Medieval Portuguesa. Entre 1999 e 2002 foi responsável pela Cátedra Sánchez Albornoz de História Medieval de Espanha, sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto ao abrigo de protocolo de colaboração com a Universidade Autónoma de Madrid.

Membro do Instituto de Documentação Histórica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é sócio efectivo-fundador da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, sócio de número do Instituto Português de Heráldica e académico correspondente no Porto da Real Academia Matritense de Heráldica y Genealogía.

A par da actividade docente e de investigação tem publicado inúmeros artigos e livros, entre os quais se destacam: D. Dinis e a Nobreza nos Finais do Século XIII, Porto, 1993; Linhagens Medievais Portuguesas. Genealogias e Estratégias (1279-1325), 3 vols., Porto, Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família, 1999 [trabalho galardoado com o Prix du XXème Siècle – Edgar Brunner, atribuído pela Confédération Internationale de Généalogie et Héraldique (2000), e com o Prémio do Instituto Português de Heráldica (1999)].

Ler mais