Partilhar

Crónicas da Província: para arquitectos mas não só

Pitum Keil Amaral, Ovelha do Restolho

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As crónicas agora reunidas neste volume foram publicadas, entre 1997 e 2004, no Jornal Arquitectos, um dos órgãos oficiais da Ordem dos Arquitectos (e da sua antecessora, a Associação dos Arquitectos Portugueses). Quando, há 25 anos, Pitum Keil Amaral deixou a «Grande Lisboa» e se instalou em Canas de Senhorim nasceu o desejo de manter alguma ligação com os seus amigos através destes artigos.
São 28 histórias, em temas como a Arquitectura, o Património, o Ordenamento do Território, o Ambiente, as Autarquias locais, porque as pessoas que falam sobre estas coisas — diz-nos Pitum—, regra geral, estão na capital. 
A «Ovelha do Restolho» assina as crónicas mais perspicazes; Pitum, as mais rabugentas. Outras vezes dialogam ao ponto de se baralharem, procurando dar conta das alterações na vida das pessoas, suas condições de habitação, educação, mobilidade, emprego, etc., na dita «província», de hábitos pacatos.   
Um livro divertido, sugestivo e interventivo que se recomenda, também, aos que não são arquitectos. 

Uma co-edição Argumentum/Ordem dos Arquitectos. 


Ler mais

Autor(es)

Pitum Keil Amaral

Francisco Pires Keil Amaral, ou apenas PITUM.

Nasceu em Lisboa, em 1935.

Fez o curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes de Lisboa.

Depois, foi professor do 2º Ciclo (Ciclo Preparatório), artista plástico, arquiteto, funcionário público e outra vez professor (universitário).

Para se divertir, foi ator amador em teatro, um pouco no cinema e na televisão. Casou com Maria Lira e juntos fizeram crescer 7 filhos.

Entraram – por vezes todos juntos – em programas de televisão, como A visita da Cornélia, a Loja do Mestre André, Vamos dormir, etc.

A história do Zbiriguidófilo foi inventada nessa altura para ler à noite e fazer dormir os meninos, mas precisava de ser explicada melhor e, por isso, continuou neste livrinho.

Ler mais

Ovelha do Restolho

Ler mais