Partilhar

Coração das Trevas / Heart Of Darkness

Joseph Conrad

Poucos exemplares em stock



14,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

CORAÇÃO DAS TREVAS é um romance escrito pelo escritor anglo-polonês Joseph Conrad e antes da sua publicação em 1902, apareceu como uma série em três partes, publicado pela Blackwood Edinburgh Magazine entre os meses de fevereiro e abril de 1899. É amplamente considerado pela crítica especializada internacional como uma das cem mais importantes obras da literatura mundial do século XX e parte do cânone ocidental.

A história trata das experiências de Charles Marlow, um aventureiro inglês que obteve uma posição junto a uma companhia de comércio belga como capitão de um barco fluvial a vapor nos territórios das colónias africanas para transportar marfim do interior para os portos exportadores. No entanto, a sua tarefa mais urgente é descobrir o paradeiro de Mr. Kurtz, um dos mais famosos administradores dos entrepostos da colónia, cujo destino é ignorado por todos. 

Conrad construiu uma narrativa simbólica com uma história dentro da própria história, ou uma narrativa moldura: Marlow narra suas aventuras para um grupo de amigos a bordo de um navio ancorado no estuário do rio Tamisa, do anoitecer ao amanhecer do dia seguinte. A passagem do tempo e o céu escurecido de um pôr-do-sol sobre Londres, enquadram a atmosfera densa e pesada dessa história dentro da história. A narrativa conradiana é extremamente nítida e revela em poucas palavras a relação mais profunda e cruel entre colonizadores e colonizados refletida dentro dos meandros da selva africana, na medida em que o leitor adentra na psique das suas personagens.

CORAÇÃO DAS TREVAS serviu como história base para a produção de Francis Ford Coppola – Apocalipse Now! – de 1979. O filme, famoso pela atuação de Marlon Brando como Kurtz, transpôs a história das regiões africanas para o sudeste asiático durante os conflitos entre os Estados Unidos da América e as forças socialistas do então Vietnam do Norte.

O lançamento de CORAÇÃO DAS TREVAS pela COMPASSO DOS VENTOS EDITORA apresenta pela primeira vez esta magnífica e importante obra de Joseph Conrad em uma inédita edição bilíngue, resgatando toda a magnificência de uma das maiores obras da literatura ocidental.

Ler mais

Autor

Joseph Conrad

Joseph Conrad nasceu na Ucrânia a 3 de dezembro de 1857, filho de pais polacos, exilados devido a atividades políticas. Conrad ficou órfão de pai aos onze anos, tendo sido deixado ao cuidado de um tio materno que exerceu grande influência sobre ele. A partir de 1874, Conrad, então a viver em Marselha, iniciou a sua aprendizagem como marinheiro, tendo ingressado na Marinha Mercante Britânica e adotado a nacionalidade inglesa em 1886. Depois de publicado o seu primeiro romance, Almayer’s Folly, em 1895, Conrad abandonou a vida de marinheiro. Embora os livros sobre temas marítimos sejam numerosos e exista a tendência para o imaginar sempre a bordo de um veleiro, a verdade é que passou os últimos trinta anos da sua vida em terra, numa sedentária vida de escritor, no condado de Kent. Conrad era conhecido por dois aspetos contraditórios do seu caráter. Era ao mesmo tempo irritável e amável. Todos os que o conheceram afirmavam também que era um homem de grande ironia. Usava monóculo, não gostava de poesia, exceto dos versos do seu amigo Arthur Symons e talvez de Keats. Detestava Dostoievski por ser russo e escrever romances que lhe pareciam confusos. Era um grande leitor, sendo Flaubert e Maupassant os seus autores favoritos. Durantes muitos anos, Conrad atravessou dificuldades financeiras e sentiu a incompreensão dos críticos e a indiferença dos leitores. O livro que o tornou conhecido foi Chance, publicado em 1913. Nos dez anos que se seguiram tornou-se um dos mais reconhecidos autores de língua inglesa. Conrad casou-se aos 38 anos, nunca deixando de oferecer um presente à sua mulher cada vez que acabava um dos seus livros. Morreu subitamente a 3 de agosto de 1924, na sua casa em Kent, na Grã-Bretanha. Sentira-se mal no dia anterior, mas nada deixava adivinhar a iminência da morte.

Ler mais