Partilhar

Coppéria - A História de um Estado Africano que Nunca Chegou a Nascer

Rui Bonita Velez

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
13,28 € 14,76 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Coppéria é seguramente um nome que a grande maioria dos cidadãos desconhece, seja em Portugal, seja mesmo em África, onde teve trabalho de parto como Estado que afinal não chegaria a nascer…. Mas a reflexão sobre a história do processo é importante nos dias de hoje, em especial para os africanos em geral e para os das regiões envolventes em particular.

Podemos assegurar aos leitores, que vale a pena dispensarem um pouco do seu tempo a esta Coppéria (filha da Rodésia do Norte e do Catanga). Um tempo em que os redutos brancos por terras de África (belgas, ingleses, rodesianos, portugueses…), tentavam encontrar soluções geopolíticas alternativas aos movimentos nacionalistas que começaram a emergir nos anos 50. Um tempo em que Portugal começava uma guerra, em três teatros de operações distantes, a milhares de quilómetros de distância e isolado politicamente do resto do Mundo.

Mas também um tempo de independências africanas, de guerras revolucionárias e nacionalistas, enquadradas pela Guerra Fria, com intervenções mais ou menos diretas da parte dos EUA e da URSS.

Esta é uma temática pouco conhecida, que merece uma leitura atenta, em especial por parte daqueles que conhecem, estudam e investigam sobre temáticas ligadas a África. Vão certamente encontrar mais algumas peças do puzzle africano, que explica muito do que se passa, ainda hoje, naquela região e naquele continente tão amado, mas tão pouco cuidado e compreendido.

(Do Prefácio por João Vieira Borges)

Ler mais

Autor

Rui Bonita Velez

Ler mais