Partilhar

Converter Peter Pan - O Destino da Fé na Sociedade da Eterna Juventude

Teologias Práticas

Armando Matteo

Em Stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num tempo em que a juventude se tornou o sentido único e o único sentido da vida humana, é ainda possível ser cristão? Que espaço resta para o Evangelho na era do triunfo de Peter Pan?

Duas questões bem desafiantes que Armando Matteo enfrenta neste seu livro, que o papa Francisco ofereceu como presente natalício no Vaticano: «Para ler, não para deixar na biblioteca», recomendou.

O ponto de partida do autor é claro: Peter Pan triunfou. Triunfou no coração dos adultos, homens e mulheres, do nosso tempo, anestesiou o seu senso de proximidade e responsabilidade, convencendo-os de que fora da juventude não há salvação. E isso pressiona-os, dia após dia, a não poupar energia para permanecer jovem a qualquer custo. Foi isto que o tempo da pandemia nos revelou plenamente. E o «caso grave» que os crentes devem enfrentar, corajosamente, é este: a «conversão juvenilística» das gerações adultas, que relega para o sótão a categoria do «crente não-praticante» e torna as igrejas cada vez mais vazias. A verdadeira «conversão» consiste em reconciliar os adultos com um cristianismo à altura do desafio da hora presente.


Ler mais

Autor

Armando Matteo

Nasceu em 1970. É professor de Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma. Foi, por alguns anos, assistente nacional da Federeção Universitária Católica Italiana (FUCI) e, desde 2012, é assistente nacional da Associação Italiana de Professores Católicos (AIMC). Estuda com uma paixão critica e uma inteligência reconhecida a sociedade contemporânea e a sua complexa relação com a fé. Os seus livros mais recentes catapultaram-no para o círculo internacional, e têm sido traduzidos em numerosas línguas. a sua marca altamente significativa como docente, a sua visão pastoral e social sobre o afastamento da humanidade do nosso tempo do cristianismo, e particularmente as sua avaliações pontual sobre o afastamento das novas gerações da fé. Bem compreendeu tudo isto o papa Francisco que depois do Sínodo sobre os jovens, nomeou-o como Subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, para dizer: precisamos de novas ideias para a pregação da fé, porque não devemos ficar somente na sua defesa.


Ler mais