Partilhar

Controlo de Gestão - Ao encontro da Eficiência

Henrique Reis, Jorge Rodrigues

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
10,32 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Controlo é uma função importante na gestão das organizações, normalmente abordado no seio das publicações sobre as funções clássicas da gestão ou sobre a gestão no seu enquadramento geral.
Também se aborda esta temática na perspectiva específica do controlo orçamental, inserido normalmente nos livros de contabilidade ou auditoria.
Em termos genéricos, controlar significa conhecer um objectivo, avaliar o desempenho no sentido da realização daquele e introduzir medidas correctivas quando tal se justifique. Não se pretende encará-lo na perspectiva negativa de penalizar um falhanço ao procurarmos atingir um objectivo, mas na perspectiva positiva de acompanharmos o desenvolvimento das actividades planeadas para se cumprir com a estratégia formulada, intervindo e corrigindo tão próximo do acontecimento quanto possível, para se combater o desperdício de recursos e se promover a eficiência.
Assim, os autores, com a presente obra, propõe-se uma abordagem de fácil leitura, que pretende enfatizar de forma autónoma o Controlo e o seu papel em prol de organizações eficientes. Trata-se de um livro que serve, igualmente, como apoio específico no meio académico para a abordagem desta função e abertura de linhas de estudo para o seu aprofundamento. O seu aparecimento coincide com um período em que se tem falado publicamente no falhanço do controlo de gestão em vários sectores relevantes da Economia Portuguesa, com reflexos muito negativos para todos nós.

Ler mais

Autor(es)

Henrique Reis

Ler mais

Jorge Rodrigues

Jorge José Martins Rodrigues, nasceu em 1958, em Perais (V. V. Ródão, Castelo Branco). É Economista e Professor Adjunto no Departamento de Economia e Gestão, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutor em Gestão (2007), mestre em Ciências Empresariais (1993) e licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1985), pelo ISCTE, Lisboa, exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no sector privado, público e cooperativo, durante mais de quinze anos. As suas principais áreas de interesse e de ensino são a gestão global, finanças empresariais, responsabilidade social e ética das organizações, governabilidade empresarial, planeamento e controlo de gestão e avaliação do desempenho organizacional.

Ler mais