Partilhar

Contos e Novelas - Toda a Ficção Curta de Camilo Castelo Branco - Vol. I

Hugo Pinto Santos, Camilo Castelo Branco

Em Stock



Desconto: 10%
23,31 € 25,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Camilo Castelo Branco é o mais prolífico escritor das letras lusas do século XIX, iniciado e praticante das correntes que atravessaram o universo literário nacional e europeu no seu tempo de vida. Tendo sido provavelmente o primeiro – e um dos poucos – escritores portugueses a viver da escrita, Camilo vogou entre escolas e estilos, adaptando-se aos gostos do público mas, ao mesmo tempo, criando uma personalidade literária que se sobrepunha a esses estilos e escolas e que fez dele um autor incontornável.

Da sua obra constam dezenas de livros de contos e novelas e, espalhados pela imprensa periódica da época, centenas de textos curtos ficcionais de Camilo viram a luz do dia. Contudo, os textos curtos de Camilo são os menos estudados e considerados, fruto da maldição que parece ser imposta ao texto curto em Portugal. Curiosamente, são os mais próximos das intenções do autor e reveladores do seu talento porque os menos condicionados pela ditadura do mercado.

Este é o primeiro volume da recolha dos contos e novelas de Camilo, cujos primeiros volumes se centram na obra previamente coligida do autor. Nele vai encontrar o leitor a fase inicial da obra do autor, essencialmente romântica e ultra-romântica mas já dando sinais da voz cada vez mais singular do autor que se viria a distinguir no sarcasmo e ironia que viriam a marcar as fases posteriores da sua obra. O volume conta com um prefácio, uma introdução, uma cronologia camiliana e notas diversas da autoria do crítico Hugo Pinto Santos, que coordena a edição destes Contos e Novelas Completos de Camilo Castelo Branco.

Ler mais

Autor(es)

Hugo Pinto Santos

Ler mais

Camilo Castelo Branco

Nasceu em 1825, em Lisboa, e faleceu em 1890, em S. Miguel de Seide (Famalicão). Com uma breve passagem pelo curso de Medicina, estreia- -se nas letras em 1845 e em 1851 publica o seu primeiro romance, Anátema. Em 1860, na sequência de um processo de adultério desencadeado pelo marido de Ana Plácido, com quem mantinha um relacionamento amoroso desde 1856, Camilo e Ana Plácido são presos, acabando absolvidos no ano seguinte por D. Pedro V. Entre 1862 e 1863, Camilo publica onze novelas e romances, atingindo uma notoriedade dificilmente igualável. Tornou-se o primeiro escritor profissional em Portugal, dotado de uma capacidade prodigiosa para efabular a partir da observação da sociedade, com inclinação para a intriga e análise passionais. Considerado o expoente do romantismo em Portugal, autor de obras centrais na história da literatura nacional, como Amor de Perdição, A Queda dum Anjo e Eusébio Macário, Camilo Castelo Branco, cego e impossibilitado de escrever, suicidou-se com um tiro de revólver a 1 de Junho de 1890.


Ler mais