Partilhar

Consolidação de Contas e Reorganizações no Setor Público

Economia e Finanças

Luís Cracel Viana, Alberto Velez Nunes, Lúcia Lima Rodrigues

Em Stock



Desconto: 20%
26,32 € 32,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A PRESTAÇÃO DE CONTAS É, certamente, um dos atos mais nobres de qualquer gestor ou administrador, assumindo a natureza de obrigação quando se administra o que é de outrem, como é o caso da gestão pública, em que estão em causa os recursos públicos. Não é possível governar nem gerir bem sem boas contas, assim como não é possível responsabilizar com justiça sem contas verdadeiras e completas. A leitura desta obra — que vivamente recomendo — enriquece-nos ao tratar de questões como o sistema contabilístico, a contabilização, a consolidação financeira, orçamental e de contas, tudo em estreita ligação à reorganização administrativa e financeira no Setor Público.

José Tavares, Presidente do Tribunal de Contas, in Prefácio


Ler mais

Autor(es)

Luís Cracel Viana

Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas desde junho de 2021. De agosto de 2020 até maio de 2021, exerceu o cargo de diretor dos serviços técnicos do Conselho das Finanças Públicas, tendo, anteriormente, desempenhado funções técnicas naquela instituição. De janeiro de 2013 a abril de 2019, foi subdiretor-geral na Direção-Geral do Orçamento, em acumulação, a partir de dezembro de 2016, com os cargos sucessivos de responsável técnico e coordenador da Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental. É docente e investigador no ISCSP da Universidade de Lisboa e autor de diversas publicações na área da gestão financeira pública. É doutorado em Gestão.


Ler mais

Alberto Velez Nunes

Em 1995, exerceu funções como auditor financeiro na KPMG. A partir de 1996, integrou a Direção-Geral do Orçamento. Em 2008, como coordenador da Equipa de Projetos RIGORE. Desde 2013, ocupa o cargo de diretor de Contabilidade e membro do Comité de Normalização Contabilística Público da CNC. A partir de 2017, também assumiu a responsabilidade técnica pela componente da Contabilidade e Contas Públicas da UniLEO e, em 2021, foi nomeado Expert da DG REFORM da Comissão Europeia na área de Accounting and Financial Reporting. Docente convidado e formador em SNC-AP. Pós-graduado em Métodos Analíticos Aplicados às Finanças Públicas (ISEG e NOVA-IMS) e licenciado em Economia (Universidade Lusíada).


Ler mais

Lúcia Lima Rodrigues

Lúcia Lima Rodrigues (1958–2022) Professora catedrática de Contabilidade na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Foi membro da Comissão de Normalização Contabilística, coordenadora do Comité de Normalização Contabilística Público e vice-presidente da Comissão de Normalização Contabilística. Foi membro do Corporate Reporting Committee da European Accounting Association e membro do Academic Panel do European Financial Reporting Advisory Board (EFRAG).


Ler mais