Partilhar

SNC-AP: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA - ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS

Contabilidade

Luís Cracel Viana, Lúcia Maria Portela de Lima Rodrigues, Alberto Velez Nunes

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
28,70 € 31,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (snc-ap) vem alterar com significativa profundidade o modelo de contabilidade pública, baseado no Plano Oficial de Contabilidade Pública. Por um lado, ao se alinhar o modelo de contabilidade para o setor público com as Normas Internacionais de Contabilidade Pública surgem significativas necessidades de formação, visando a presente obra contribuir para uma melhor compreensão do subsistema da contabilidade financeira o qual assenta na base do acréscimo. Por outro lado, com o novo modelo de contabilidade orçamental, o qual visa objetivos específicos, passamos a ter uma contabilidade de base de caixa modificada completamente autonomizada. Nesta obra são apresentados mais de 150 casos práticos com o adequado enquadramento teórico, com especial incidência nas transações que são específicas do setor público.

Ler mais

Autor(es)

Luís Cracel Viana

Exerce atualmente funções no Conselho das Finanças Públicas. De janeiro de 2013 até março de 2019 exerceu o cargo de sudiretor-geral na Direção-Geral do Orçamento, em acumulação com funções de gestão na Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental. De março de 2013 até março de 2019 foi membro da CNC. De abril de 2016 até março de 2019 foi membro do Consultative Advisory Group do IPSASB. É docente e formador na área da Gestão Financeira e Contabilidade Pública. Na Faculdade de Economia do Porto concluiu a licenciatura em Gestão e o mestrado em Contabilidade.

Ler mais

Lúcia Maria Portela de Lima Rodrigues

É professora catedrática de contabilidade na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Desde 2009 é membro da Comissão de Normalização Contabilística, sendo atualmente Coordenadora do Comité de Normalização Contabilística Público e Vice-Presidente da Comissão de Normalização Contabilística. As suas publicações na área da normalização contabilística têm vindo a ser publicadas em revistas cientificas internacionais de topo, o que levou à sua seleção como membro em instituições europeias como o EFRAG Academic Panel e o Corporate Reporting Committee da European Accounting Association.

Ler mais

Alberto Velez Nunes

Em 1995 auditor financeiro da KPMG. Desde 1996 na Direção Geral do Orçamento: primeiro como técnico superior, em 2000 como chefe de divisão de contabilidade, em 2008 como diretor da equipa de projetos rigore, desde 2013 como diretor de contabilidade e membro da CNC e desde 2017 também como membro da UniLEO. Em 2009 presidente do Conselho de Normalização Contabilística da CNCAP. Em 2015 pós-graduado em Métodos Analíticos Aplicados às Finanças Públicas (ISEG e NOVA-IMS da UNL). Em 1994 licenciado em Economia (Universidade Lusíada).

Ler mais