Partilhar

Como se Escreve a História

Lugar da História

Paul Veyne

Em Stock


Desconto: 20%
19,92 € 24,90 €

Sinopse

Como se escreve a História (1971) é uma obra de epistemologia histórica na linha dos primeiros trabalhos de Raymond Aron e de Henri-Irénée Marrou sobre «a filosofia crítica da história».
Publicado no início dos anos 70, fugindo às correntes marxistas e estruturalistas então dominantes, e apoiando-se em particular na metodologia elaborada pelo sociólogo alemão Max Weber, que considera ser, antes de mais nada, um historiador, este ensaio de Paul Veyne marca o renascer da reflexão sobre a história como modo de escrita. Durante muito tempo incompreendido, este livro rejeita toda a ambição globalizante da disciplina histórica.
Esta edição inclui o ensaio inédito Foucault revoluciona a História, consagrado ao seu amigo Michel Foucault, e que tem como objectivo mostrar aos historiadores, muitas vezes reticentes em relação ao filósofo, a fecundidade da aplicação à história do método geneológico de Foucault.

Ler mais

Autor

Paul Veyne

PAUL VEYNE, nascido em 13 de junho 1930 em Aix-en-Provence, é arqueólogo e historiador, e especialista em Roma antiga. É também um dos nomes mais representativos da «nova história».

Ler mais