Detalhes do Produto
- Editora: Objectiva
- Categorias:
- Ano: 2024
- ISBN: 9789895832804
- Número de páginas: 376
- Capa: Brochada
Sinopse
Ainda no final dos anos 2000, Felipe Neto tornou-se um fenómeno da Internet. Os seus vídeos, marcados por um tom agressivo, mas bem-humorado, eram motivados por puro ódio e não poupavam ninguém: as bandas adolescentes, a saga Crepúsculo, a corrupção, o Partido dos Trabalhadores (PT), Lula e Dilma Rousseff - nada escapava às suas críticas. A fórmula funcionou, e foi o primeiro YouTuber brasileiro a conquistar 1 milhão de subscritores, transformando inclusive a forma de produzir conteúdo digital no país.
No entanto, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a crescente aproximação da extrema-direita ao poder e o recrudescimento de discursos de ódio contra minorias, Felipe começou a questionar as suas convicções. Onde, exatamente, se encaixava ele no espectro político, uma vez que terminologias como ""esquerda"" e ""direita"" pareciam não ser suficientes?
Em Como enfrentar o ódio, Felipe Neto descreve o seu processo de tomada de consciência política - tão semelhante ao de milhões de brasileiros - e o papel do ódio na sua vida, primeiro como força propulsora da sua carreira e, depois, como ferramenta de que ele próprio se tornou vítima, em especial durante o governo de Jair Bolsonaro.
Com uma perspetiva única sobre as redes sociais e o seu papel na manipulação dos utilizadores, Felipe apresenta as engrenagens do Gabinete do Ódio e revela como combateu os inúmeros ataques e as perseguições de que foi alvo por parte de grupos bolsonaristas. Como pano de fundo dessa narrativa está um Brasil dividido, que viveu as eleições mais turbulentas desde a redemocratização, uma pandemia e um governo que fez da Internet o seu principal campo de batalha.
Ao entrelaçar os acontecimentos recentes que marcaram o Brasil com a sua trajetória de resistência, Felipe Neto convida-nos a usar a boa comunicação para combater o obscurantismo, o retrocesso e o ódio que assola a sociedade.
Ler mais