Detalhes do Produto
- Editora: CLUC
- Categorias:
- Ano: 2020
- ISBN: 9789729463839
- Número de páginas: 680
- Capa: Brochada
Sinopse
Esta obra contém os manuscritos (perdidos durante mais de um século) de 21 reuniões semanais entre Helena Blavatsky e alguns estudantes de Teosofia, ocorridas em 1889. Esses estudantes colocavam perguntas sobre a incomparável obra que é A Doutrina Secreta, obtendo esclarecimentos e comentários da própria Autora, além de se abordarem outros temas esotéricos, metafísicos e científicos. Para os estudantes de A Doutrina Secreta e das restantes obras de H.P. Blavatsky, este é um instrumento absolutamente precioso.
Helena Blavatsky (1831-1891) foi sem dúvida uma das mais poderosas, originais e influentes pensadoras dos últimos séculos. Muitas coordenadas espirituais, filosóficas, religiosas, psicológicas, científicas, ecológicas e universalistas do presente foram por ela antecipadas e, no seu tempo, recebidas com espanto. Inúmeras outras estão ainda por explorar.
Fundadora da Sociedade Teosófica, desenvolveu um trabalho titânico; mas foi nos últimos anos da sua vida, e já bastante doente, que, qual cisne branco, levou a efeito a maior parte do seu extraordinário serviço.
Embora já antes tivesse publicado Ísis sem Véu, livro com cerca de 1500 páginas, houvesse produzido incontáveis escritos (que hoje integram alguns dos 15 grossos volumes dos seus Collected Writings), e lançado uma profusão de ideias e iniciativas, dificilmente se imaginaria tudo aquilo que ainda brotaria das sua dedicação e sabedoria. Em 1888 saiu A Doutrina Secreta, livro ainda maior e decerto mais importante que Ísis sem Véu; em 1889, A Voz do Silêncio e A Chave para a Teosofia; em 1892, no ano a seguir à sua morte, publicou-se o Glossário Teosófico, de que apenas pôde rever algumas páginas e que não pôde completar, porém que é mesmo assim uma grande e valiosa obra. Durante esses últimos anos, escreveu ainda maus artigos avulsos; criou a Secção Esotérica da Sociedade Teosófica, para a qual deixou uma quantidade considerável de instruções escritas; e esteve amiúde disponível para reuniões de estudo e esclarecimento, como estas, de que se publicam as actas.
A Doutrina Secreta é a maior e mais pujante obra literária de Helena Blavatsky e uma das mais extraordinárias que jamais se escreveram. É uma enorme ventura podermos ter acesso a comentários, explicações e esclarecimentos versando sobre aquele livro magistral, prodigalizados pela própria insigne Autora. Constituem um instrumento de extraordinário alcance para a compreensão da obra monumental de Helena Blavatsky. Por essa razão, é com uma imensa alegria que colocamos esta edição à disposição de todos os estudantes e buscadores que se expressam em língua Portuguesa.
Como se explica no seu interior, o acervo destes documentos de valor inestimável, não só esteve por publicar, como se julgava perdido durante mais de um século. Acabou por ser encontrado e reconhecido em 1994, e publicado originalmente em Inglês, em 2010, depois de transcrito e anotado por Michael Gomes, e inclui igualmente um detalhado índice remissivo.
Ler mais