Partilhar

Coaching para Docentes - Um Guia para Professores do Século XXI

Lurdes Neves

Sujeito a confirmação por parte da editora



19,69 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Coaching para Docentes - Um guia para professores do século XXI, 10 casos que são 10 desafios, com as suas propostas de intervenção por parte da Lurdes Neves.

Pretende-se com esta obra contribuir com um guia prático que ajude a interpretar e vencer os principais reptos que o docente enfrenta no contacto com os alunos em sala de aula, da Geração Y e da Geração Z, contribuindo para capacitar os professores com instrumentos e estratégias de caráter psicoeducativo necessárias às suas práticas profissionais.

Este é um livro que estimula os professores a pensar sobre as alterações que a profissão tem vindo a sofrer ao longo dos últimos anos e nas transformações que a prática docente tem vindo a enfrentar a partir de uma reflexão inicial sobre os Desafios de um professor do século XXI.

Estruturado a partir de quatro capítulos os leitores são orientados a partir da apresentação de modelos de inteligência, de modelos de aprendizagem e de metodologias de ensino, apresentados no Capítulo I, e sobre as suas implicações quanto ao modo como se entende a aprendizagem significativa e a motivação escolar, explorando-se depois a articulação que se estabelece entre o despertar a motivação e o compromisso dos alunos para a escola e os desafios para novas formas de liderança em sala de aula no Capítulo II com a apresentação de instrumentos de diagnóstico dos estilos de aprendizagem que poderão ser usados para avaliar o perfil de aprendizagem dos alunos. Trata-se de um importante contributo para desafiar os leitores a refletir sobre os objetivos educativos relacionadas com o desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas, estratégicas e instrumentais dos alunos no domínio da autoaprendizagem dos alunos a partir de um conjunto de ferramentas e instrumentos transversais propostos no Capítulo III. O desenvolvimento das competências de autoaprendizagem dos alunos e, em particular, das competências cognitivas, tal como têm vindo a ser definidas neste livro, não são entendidas como objeto de projetos insulares, sendo entendidas como preocupações transversais às diferentes áreas curriculares, ao modo de funcionamento das mesmas e ao nível das diferentes exigências e desafios escolares. Destaca-se as iniciativas que são objeto de proposta e discussão a partir do Capítulo IV sobre 10 Casos... 10 desafios, com a respetiva proposta de intervenção e apresentação de instrumentos e ferramentas que poderão ser utilizadas/mobilizadas e que se colocam, quer ao ensino, quer à investigação e ao desenvolvimento de programas relacionados com o desenvolvimento de estratégias cognitivas e de atividades que poderão servir de referência ao trabalho dos professores como agentes capazes de promover iniciativas no domínio da promoção das competências de autoaprendizagem, do aperfeiçoamento das suas competências, do aumento do índice de autoconfiança e de motivação e valorização dos seus alunos.

Permite ainda acesso a Ferramentas Digitais para o Docente usar na sua prática.

Ler mais

Autor

Lurdes Neves

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, realizou o doutoramento em Psicologia, com especialização em Psicologia da Educação e em Psicologia das Organizações pela mesma faculdade.

É docente do ensino superior com colaboração em diversas instituições e autora da marca registada de Coaching para Docentes®.

Especialista em formação nas áreas de Liderança, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Gestão de Conflitos, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Conceção, Avaliação e Gestão da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching com públicos diversificados do setor público como a CMP, IPO ou o Centro Hospitalar de Santo António.

Consultora na área de Gestão de Recursos Humanos e de Liderança e desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais em contextos públicos e privados.

É consultora especializada em recursos humanos, seleção e recrutamento em agrupamentos de escola para o desenvolvimento de liderança estratégica, implementação de autonomia e flexibilidade curricular e diferenciação pedagógica em sala de aula.

Foi investigadora no Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e autora de escalas de perceção de liderança e motivação no trabalho adaptadas a Portugal.

É autora de diversas comunicações e publicações nacionais e internacionais na área da liderança, coaching, mudança organizacional, educação e formação profissional.

Ler mais