Partilhar

Desconto: 20%
12,72 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro estabelecem-se os fundamentos para o estudo cinemático de mecanismos articulados - como forma de sistematização operativa, compreensão do funcionamento e explicitação de condições de desempenho - bases em que assentam a análise, concepção, projecto, manutenção e re-engenharia de componentes, sistemas e equipamentos mecânicos. Estruturado de forma a introduzir progressivamente as diferentes matérias e as imprescindíveis ferramentas analíticas, aborda um amplo leque de aplicações, acompanhadas de exemplos de resolução alternativos, abrangendo matérias directamente relacionáveis com as áreas tradicionais da mecânica - geral, automóvel, aeronáutica, automação, robótica, etc. -mas também da biomecânica e biomédica, de que a protética, a reabilitação ou a reconstituição são exemplos.

Nota Prévia

/ have always thought that the substitution of the internal combustion machine for the horse marked a very gloomy milestone in the progress of mankind.
WINSTON CHURCHILL

A Cinemática é a área da Teoria de Máquinas e Mecanismos onde se estudam as características dos movimentos dos corpos independentemente, das causas que o provocam. Definir cinematicamente um mecanismo, ou formular a lei do movimento de um corpo, consiste em determinar, para cada instante, a posição, a velocidade e aceleração em relação a um referencial previamente definido.
A principal motivação para a realização deste livro deveu-se à lacuna existente no mercado de livros em língua portuguesa, sobre a Cinemática de Mecanismos, que pudesse ser utilizada como texto de apoio nas actividades científïco-pedagógicas de disciplinas no domínio da Teoria de Máquinas e Mecanismos.
As matérias abordadas neste livro estão divididas em cinco capítulos. No capítulo primeiro é feita uma breve e imprescindível introdução à temática deste trabalho. O segundo capítulo inclui uma descrição completa de alguns mecanismos planares elementares neste domínio. Nos capítulos três, quatro e cinco são apresentados os diferentes métodos de análise de mecanismos articulados, no que diz respeito à posição, à velocidade e à aceleração, respectivamente. Este livro inclui três anexos, em que são apresentados alguns elementos oportunos e importantes, nomeadamente o cálculo vectorial, a determinação de centros instantâneos de rotação e, ainda, um glossário de termos específicos.
Trata-se, assim, de um texto a apoio a professores e estudantes do ensino superior, que poderá ser também útil para aqueles que se interessam pelas temáticas relacionadas com a Cinemática de Mecanismos.
Guimarães, Janeiro de 2007

Índice

1. Introdução
2. Mecanismos Elementares
3. Posição e Deslocamento
4. Velocidade
5. Aceleração
Bibliografia
Anexo A – Vectores
Anexo B – Centros Instantâneos de Rotação
Anexo C – Glossário de Termos

Ler mais

Autor(es)

J. C. Pimenta Claro

Ler mais

Paulo Flores

Ler mais