Partilhar

Casas Ermas: a arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno

Luís Soares Carneiro

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Casas Ermas: a arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno apresenta a obra de dois arquitetos que, embora muito ativos na primeira metade do século XX, foram depois esquecidos e apagados dos livros de arquitetura por uma historiografia parcial. As suas obras evocam uma época na qual as regras de composição, o talento artístico, o saber artesanal, e sobretudo a consciência de uma continuidade desejada com o passado, os fazia procurar uma modernidade compatível com a cultura portuguesa da época. Vivendo entre um saber apoiado num passado que acreditavam ainda válido e produtivo e a emergência revolucionária de uma modernidade cujo desajuste era notório com a realidade portuguesa, defenderam um ramo da modernidade que a história mostraria, mais tarde, improcedente. Casas Ermas, portanto.
As razões da historiografia que os esqueceu e a necessidade da sua crítica e revisão, assim como a colocação de hipóteses para uma diferente instrumentação teórica susceptível de enquadrar, de um novo modo, arquiteturas "outras", completam a apresentação. Sem nostalgia por uma época perdida, sem espírito conservador, sem propósitos revisionistas, procura-se entender a arquitetura de um outro tempo para poder reavaliar e reconsiderar as categorias críticas e historiográficas atuais. E, por essa via, poder olhar de modo mais sábio para nós próprios.

 

Ler mais

Autor

Luís Soares Carneiro

(Porto, 1959)

É Professor Associado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Doutorou-se em Arquitetura com a tese Teatros Portugueses de Raiz Italiana (2003). É autor de diversificados projetos e obras de arquitetura, muitos deles em contexto patrimonial, apresentados em encontros, conferências e publicações nacionais e estrangeiras. Investiga e escreve sobre arquitetura – Teatros, História da Arquitetura, Habitação, Património – tendo publicado, entre outros textos, os livros A Estranheza da Estípite. Marques da Silva e o(s) Teatro(s) de S. João (2010); e também Casa Ermas. Os Arquitetos Rebelo de Andrade e os Discursos do Moderno (2016).

Ler mais