Partilhar

Desconto: 10%
9,86 € 10,95 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Pela mão de um dos mais acarinhados autores norte-americanos, uma crítica lúcida e feroz à religião.

«O Homem reza ao Criador, e pensa que Ele o ouve. Não é uma ideia bizarra?»

Exilado do Céu por escarnecer da obra divina, Satanás decide visitar a Terra para observar a mais recente experiência do Criador: a Humanidade. O que aqui encontra é motivo de tamanha incredulidade, que decide escrever aos arcanjos Miguel e Gabriel, narrando com estranheza e sarcasmo as contradições que orientam a relação entre Deus, injusto e cruel, e os humanos, que lhe prestam adoração irracional. Em tom mordaz e irónico, as missivas denunciam as práticas religiosas do Homem, vazias e fúteis, e os defeitos de um deus que criou o Inferno para negar às suas criaturas o derradeiro alívio das provações a que as submete — a morte.

Em Cartas da Terra, publicadas postumamente, Mark Twain revela um pessimismo e desencanto característicos das suas obras tardias, dando a conhecer outra faceta de um dos autores mais profícuos do século XIX.

Com introdução de António Araújo


Ler mais

Amostra

Autor

Mark Twain

Mark Twain foi baptizado à nascença, no ano de 1835, com o nome de Samuel Langhorne Clemens, que ficaria para sempre na sombra do seu pseudónimo. Filho de um advogado severo, terá sido a mãe a despertar‐lhe o sentido de humor, e é a ela que Twain dedica A Viagem dos Inocentes (livro que resulta do seu trabalho como correspondente), pela sua leitura «paciente» e «crítica caridosa». Twain começou por trabalhar como aprendiz de tipógrafo, em 1848, e alguns anos mais tarde já contribuía com artigos e histórias humorísticas para o jornal de um seu irmão, mas dedicou também alguns anos da sua vida a ser piloto de barcos. Foi num jornal do Nevada, com 27 anos, que nasceu a assinatura Mark Twain. As suas obras mais reconhecidas são As Aventuras de Tom Sawyer (1876) e As Aventuras de Huckleberry Finn (1884). Escritor muito citado, conta‐se entre as suas frases mais conhecidas o desmentido de notícias que anunciavam a sua morte, em 1897: As notícias da minha morte são manifestamente exageradas. Só em 1910 esse dia haveria de chegar.

Ler mais