Partilhar

Capital Intelectual - 40 Anos de Prémio Nobel da Economia

Extra Coleção

Thomas Karier

Em Stock

Desconto: 40%
15,00 € 24,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Não há, provavelmente, prémio mais reconhecido nos mundos académico e profissional do que o Prémio Nobel. A opinião pública presta atenção aos prémios no domínio das Ciências, Literatura, Paz e Economia porque os laureados são identificados com determinadas ideias, conceitos ou ações que frequentemente inspiram, ou que por vezes surpreendem, um público mundial.

O Prémio Nobel das Ciências Económicas, criado pelo Banco da Suécia em 1969, foi atribuído a 64 indivíduos. Nesta obra, Thomas Karier explora as ideias centrais dos teóricos da economia cujo trabalho levou a que fossem galardoados com o Prémio Nobel nos seus primeiros 40 anos de existência. O autor debate também os pressupostos e valores inerentes às suas teorias económicas, revelando características diferentes e controversas no que diz respeito ao conteúdo e aos métodos desta disciplina. Entre os laureados com o Nobel incluem-se keynesianos, monetaristas, economistas financeiros, behavioristas, historiadores, estatísticos, matemáticos, estudiosos da teoria dos jogos e outros inovadores. Rico em detalhes biográficos e tratando a história moderna da economia como um todo, Capital Intelectual permite que tanto o público leigo como profissional compreenda facilmente as noções que definem a moderna ciência económica e a sua prática.

Este livro questiona, e responde, até que ponto os prémios foram entregues a economistas "que, no ano anterior, tenham prestado o serviço mais significativo à humanidade".

Ler mais

Autor

Thomas Karier

Doutorado pela Universidade da Califórnia, em 1985, é professor de Economia e antigo reitor da Universidade de Eastern Washington, onde começou a lecionar em 1981. É também investigador associado no Jerome Levy Economics Institute, do Bard College, em Nova Iorque. É autor de várias publicações académicas e profissionais e de dois livros: Beyond Competition (1993) e Great Experiments in American Economic Policy (1997), e os temas da sua investigação vão desde as políticas salariais até aos contributos de John Kenneth Galbraith, passando pela concorrência internacional, pelas despesas com Investigação & Desenvolvimento e pela reforma da assistência social. Além disso, fez análise política para dois institutos sedeados na capital norte-americana, o Economic Policy Institute e o Washington State Institute for Public Policy. Foi nomeado, pelos dois anteriores governadores de Washington, para representar o estado no Northwest Power and Conservation Council, que coordena o planeamento da energia elétrica, bem como a conservação das espécies piscícolas e da vida selvagem no Noroeste dos Estados Unidos.

Ler mais