Partilhar

A Gestão do Capital Intelectual e dos Intangíveis na Era do Conhecimento

Ilídio Tomás Lopes

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 20%
17,52 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Capital Intelectual já não é um novo agente da dinâmica social e empresarial, embora ainda haja quem o ignore ou secundarize e continue a dar mais importância ao capital estrutural, e económico. Olhemos a laranja e não apenas os seus gomos, pois o todo vale incomparavelmente mais que as partes separadas. Que estratégias devemos seguir para o incremento do Capital Intelectual? Como engravidar as boas práticas de uma empresa? Como criar vantagens competitivas, eliminar barreiras horizontais e verticais, criar, adquirir e transferir valor-conhecimento? Como utilizar o Capital Intelectual com utilidade? São perguntas que no decurso do texto encontram sólidas respostas!

É preciso medir e gerir, com modelos já existentes ou criando o seu próprio modelo de gestão e medição; em ambas as situações é essencial interiorizar o conteúdo deste livro que nos transporta numa viagem pela firmeza do intangível, percebendo que a abstração do mundo actual nos impõe o cruzamento daquilo que ontem era impensável relacionar. Hoje, nada é impensável. Devemos aceitar as novas dimensões do trabalho e se, frequentemente, sentimos que vivemos e agimos sob uma espécie de ciência do oculto, do invisível, do intangível, será no processo de adaptação que garantimos a capacidade de desvendar o oculto, de ver o invisível e de alcançar o intangível.

Ler mais

Autor

Ilídio Tomás Lopes

Ilídio Tomás Lopes Docente do «ISCTE Instituto Universitário de Lisboa» e membro associado da «BRU_ISCTE Business Research Unit». É também docente do ISCTE Executive Education. É atualmente Diretor do «ISCTE AUDAX Centro de Empreendedorismo». Doutor em Gestão de Empresas, Especialidade em Contabilidade (Universidade de Coimbra, 2009), Mestre em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, 2001)

e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISEG, Universidade de Lisboa, 1990). Atualmente responsável por diversas unidades curriculares entre as quais: Auditoria; Avaliação da Performance Financeira; Contabilidade Financeira II; Contabilidade Bancária. Autor de várias publicações científicas e membro de diversos comités científicos nas áreas da Gestão e da Contabilidade.

Ler mais