Partilhar

Cancioneiro da Música Tradicional de São Miguel da Acha

Joaquim Casimiro Gonçalves, José Ramos Alexandre

Em Stock



Desconto: 10%
17,99 € 19,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O "Cancioneiro da Música Tradicional de S. Miguel de Acha" convida a uma viagem sonora através das tradições musicais que moldaram a identidade e os corações dos miguelenses. Mais do que uma compilação de modas e cânticos, este livro é uma ponte entre gerações e um resgate da memória colectiva que insiste em resistir ao oblívio, testemunhando a identidade que nos constitui e singulariza.

Esta reunião sistematizada do acervo de melopeias e cantos que resistem ao tempo é testemunha de que a música acompanhou e continua a acompanhar as nossas gentes, qual fiel companheira, nos momentos solenes e nos simples, marcando estações e destinos. As canções, ricas em sentimentos e evocações, desenham, com autenticidade e subtileza, a tapeçaria de uma comunidade que encontrou, na melodia e na palavra, o equilíbrio perfeito entre influências que, como um vinho velho, souberam maturar e coexistir.

Seja para os filhos de S. Miguel de Acha, que ainda trazem no coração a vibração destas melodias, como para os entusiastas da música tradicional, esta obra apresenta-se como um relicário. Nele, resgatamos sonoridades que dialogam com antigos sussurros, assegurando que estas vozes, imortalizadas no papel, inspirem e toquem os corações das gerações vindouras.

Ao valorizarmos e preservarmos estas canções, elevamos um património que desafia limites geográficos e temporais. O "Cancioneiro da Música Tradicional de S. Miguel de Acha", mais do que partilhar melodias.

** *

“... S. Miguel de Acha não desmentiu as informações, algumas até já documentadas, que me haviam sido comunicadas. É na verdade um jazigo folclórico, de grande interesse, que merecia ser explorado mais funda e metodicamente. Fértil em música popular religiosa, bastariam duas preciosidades ali recolhidas: a impressionante Encomendação das almas e os verdadeiramente surpreendentes Martírios, ambas entoadas monodicamente só por mulheres (e isto sem esquecer outras canções valiosas: o Bendito chamado «das trovoadas», entoado antifonicamente por homens e mulheres, e a Senhora Santa Cat'rina, com acompanhamento de adufes), bastariam aquelas duas preciosidades, digo, para justificarem plenamente a não muito cómoda viagem e me fazerem esquecer o calor abrasador das jornadas em S. Miguel.” [Fernando Lopes-Graça]

Ler mais

Autor(es)

Joaquim Casimiro Gonçalves

Ler mais

José Ramos Alexandre

Ler mais