Partilhar

Desconto: 10%
19,98 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Do que sabemos sobre Camões, o que é que está realmente provado? A lenda sobre o autor d’ Os Lusíadas é tão vasta que, talvez tão importante quanto escrever a sua biografia, seja escrever a sua não-biografia: repassar as vidas do poeta, as especulações, as hipóteses, para separar o provado do provável e do improvável.

Sem esse trabalho, ler Camões pode tornar-se um duplo equívoco. Ou porque olhamos para a sua poesia através de uma vida inexistente, ou porque olhamos para a sua vida a partir de interpretações equívocas da sua poesia.

O que este livro procura é, assim, purgar a leitura de Camões de uma chave enigmática que desvende pretensos segredos sobre a sua vida, para poder olhar para a Lírica e para Os Lusíadas a partir de um ângulo muito mais amplo, que toca a política, a filosofia, o exame do carácter e a própria ideia de poesia. Todas estas facetas de Camões estão por vezes escondidas entre códigos literários e formas de expressão que hoje nos parecem estranhas; é por isso mesmo que se torna importante estudar, não só Camões, mas também a sua época. Porque, percebendo as suas peculiaridades, percebemos melhor a universalidade e a dimensão do génio de Camões.

"


Ler mais

Autor

Carlos Maria Bobone

Alfarrabista. Começou ainda adolescente a vender livros na feira da Rua Anchieta, trabalhou na Livraria Artes e Letras enquanto tirava o curso e, depois de se licenciar em Filosofia, foi trabalhar para a Livraria Bizantina, fundada pelo seu pai. Colabora também com o Observador, onde escreve, claro, sobre livros.

Ler mais