Partilhar

Desconto: 20%
11,20 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Podem os pais, os educadores, os profissionais do ensino ou outros interessados aprender através da escuta atenta à voz das crianças? Manuela Castro Neves entende que sim. Ao longo de vários anos, a autora reuniu um conjunto de relatos de episódios vividos por ela com crianças entre os quatro e os dez anos de idade e que designou por «histórias». Ocorridas em sessões de apoio individualizado à aprendizagem, ou em encontros com os seus ouvintes em escolas e bibliotecas, ou ainda noutros lugares e tempos sem ligação entre si, estas «histórias» afloram questões pedagógicas, ao mesmo tempo que abrem pistas para o seu aprofundamento. Uma obra de grande sensibilidade, que coloca a criança no centro do processo de crescimento e de aprendizagem, com as suas interrogações e descobertas, e que aborda o papel do erro e da motivação como 'leitmotive' desse processo. Uma obra profundamente humana, que irá certamente regalar e enternecer, mas também surpreender o leitor.


Ler mais

Autor

Manuela Castro Neves

Professora do 1º Ciclo, reformada do Ensino Público, trabalha atualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar.

Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Ao longo da sua carreira, participou, em diversos projetos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária.

É coautora de diversas publicações, de que se destaca:

«Descobrindo a Linguagem Escrita» (Escolar Editora, 1ª edição, 1992, 2ª edição 1998).

«Do Outro Lado da Escola» (1ª edição, Editora Rolim, 2ª edição, Editora Teorema, 1991. Publicado na Suíça em 1993 por Peter Lange, com o título «De l’Autre Coteé de l’École»).

«Era uma vez a Escola» — Banda Desenhada (Editora Rolim, 1990).

Materiais de Apoio — Língua Portuguesa (Direção Geral do Ensino Básico, 1993).

«Criar o Gosto pela Escrita» — Formação de Professores, Departamento de Educação Básica (Ministério da Educação, 1998).

É autora dos livros:

«Da Vida na Escola» (Edições Asa, 2006)

«Pedagogia Intercultural» (Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação, 1992)

«Organização de Trabalho na Sala de Aula — Uma Prática Alternativa» — Projecto Gulbenkian R3 (Edição Fundação Gulbenkian, 2007)

«Um Elefante Diferente» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2009)

«Uma Cadela Amarela» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2012)

Pertence ao Movimento da Escola Moderna.

Ler mais