Partilhar

Cabo Verde - Ilhas Crioulas

Manuel Brito-Semedo

Em Stock



Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro de Manuel Bito-Semedo centra a atenção do leitor no inegável caráter crioulo da sociedade cabo-verdiana, começando logo no título. O autor destaca o papel constitutivo da miscigenação (entre europeus e africanos, e entre africanos de diferentes etnias) típica da identidade cabo-verdiana. Todo o livro está organizado em torno da espinha dorsal da crioulidade. E embora não estejam formalmente separadas, no tratamento deste tema podem ser distinguidas duas partes, diferenciadas pelas perspetivas adotadas. A primeira metade do texto oferece-nos uma visão histórica e espacial do processo de crioulização, enquanto na segunda metade encontramos uma análise sociocultural detalhada do imaginário insular e das suas manifestações mais relevantes.


Ler mais

Autor

Manuel Brito-Semedo

Manuel Brito-Semedo nasceu em São Vicente, em 1952. É doutor em Antropologia, Especialidade de Etnologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor universitário e escritor, publicou Falucho (2022); A Advocacia em Cabo Verde – Breve Historial (2020); Morna: Música Rainha de nôs terra (colecção de 5 livros + CD) (2019); Representação Social do Médico em Cabo Verde (2018), Gastronomia, Música e Dança no Ciclo de Vida do Homem Cabo-Verdiano (2018); Esquina do Tempo – crónicas do Expresso das Ilhas (2017), Na Esquina do Tempo – crónicas de Mindelo (2014), Na Esquina do Tempo – crónicas de diazá (2009), A construção da Identidade Nacional – análise da imprensa entre 1877 e 1975 (2006); A Morna-balada – o legado de Renato Cardoso (1999); A colocação dos clíticos no Português em Maputo (1997) e Caboverdianamente Ensaiando, vols. I e II (1995 e 1998).

Atuante e frequente em múltiplas atividades culturais, é o criador do blogue “Esquina do Tempo – Magazine Cultural Online”, ativo desde fevereiro de 2010.

Ler mais