Partilhar

Breve História de Portugal - A Era Contemporânea (1807-2020)

Raquel Varela, Roberto Della Santa

Em Stock



Desconto: 10%
19,98 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Raquel Varela (historiadora) e Roberto della Santa (cientista social) repõem duzentos anos da luta de classes em Portugal no seu devido lugar. Na melhor tradição da “história a partir de baixo”, o seu registo abrange desde o início da organização dos trabalhadores, nos primeiros anos do século XIX, até à resistência atual à devastação neoliberal. No centro desta história está o momento em que, com a queda da “mais longa ditadura”, no Portugal de Abril de 1974, pela primeira vez, desde a Espanha de 1936, uma revolução vitoriosa dos trabalhadores surgiu como uma possibilidade real na Europa Ocidental. Quando se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as lições destes grandes acontecimentos e a posterior derrota dos trabalhadores reverberam nas páginas deste livro. Como nos relembram os autores, nunca antes foi tão verdadeiro que “é preciso conhecer a própria história para ser parte dela enquanto sujeitos”.»

Andy Durgan, historiador, autor de The Spanish Civil War (2007), Comunismo, Revolución y Movimiento Obrero en Cataluña (2016) e Voluntarios por la Revolución (2022).


Ler mais

Autor(es)

Raquel Varela

Raquel Varela, historiadora, professora universitária e investigadora, é autora de A História do PCP na Revolução dos Cravos (2011), História do Povo na Revolução Portuguesa (2014), Breve História da Europa (2018) e Breve História de Portugal – A Era Contemporânea (1807-2020) (2023), entre outros. Tem mais de quarenta livros publicados ou editados. É especialista em história do 25 de Abril e também em história das revoluções no século xx. Participa semanalmente em programas de televisão e rádio, e é guionista de documentários. Foi agraciada com vários prémios, entre eles, o Prémio da Associação Ibero-Americana de Comunicação/Universidade de Oviedo, Espanha, pelo seu contributo para a história global do trabalho e dos movimentos sociais. Em 2020, foi a primeira distinguida com a bolsa de investigação Simone Weil, Project Europe-Universidade de Munique. É presidente do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. 

Ler mais

Roberto Della Santa

Roberto della Santa é investigador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta na Secção de Estudos Globais do Trabalho. Foi professor no Departamento de Ciências Sociais e do mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Aveiro e professor de Jornalismo na Escola Secundária Camões/Lisboa. É cientista social e investigador. Membro efetivo do programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares Globais do Trabalho. Co-coordenador científico do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho.

Acumula mais de quinze anos na lecionação e investigação em tópicos fundamentais de ciências sociais e humanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Estadual de Londrina e na Universidad de Oviedo, entre outras.

Ler mais